Netanyahu ignora decisão judicial e nomeia novo chefe do Shin Bet

Nomeação de Eli Sharvit para o serviço de inteligência de Israel ocorre enquanto tribunal analisa recurso contra demissão do antecessor
Por: Brado Jornal 31.mar.2025 às 09h40
Netanyahu ignora decisão judicial e nomeia novo chefe do Shin Bet
Alan Santos/Agencia Brasil

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta segunda-feira (31) a nomeação de Eli Sharvit, ex-comandante da Marinha israelense, para o cargo de chefe do Shin Bet, o serviço de inteligência interna do país. A decisão foi tomada sem esperar pela audiência de apelação da Suprema Corte, marcada para 8 de abril, que deve analisar a demissão de Ronen Bar, o anterior chefe do serviço.

Segundo o comunicado divulgado pelo gabinete de Netanyahu, Sharvit foi escolhido após entrevistas com sete candidatos. O novo chefe do Shin Bet tem 36 anos de serviço militar e liderou a Marinha israelense por cinco anos, conduzindo operações complexas contra grupos como Hamas, Hezbollah e Irã.

A decisão de Netanyahu de demitir Bar foi tomada em março, em meio a um clima de desconfiança entre os dois, mas foi suspensa pelos tribunais até que a Suprema Corte avalie o caso. A medida foi criticada pelo Movimento por um Governo de Qualidade em Israel, que considera a nomeação de Sharvit prematura e ilegal enquanto a ordem judicial está em vigor. O grupo destaca que a nomeação deveria ser feita após consulta ao comitê consultivo de nomeações de alto nível, conforme estipulado pela lei.

Embora a legislação permita que o chefe do Shin Bet seja nomeado pelo primeiro-ministro, o processo exige que sejam respeitadas condições legais específicas, incluindo a de que a demissão seja fundamentada e sem conflitos de interesse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Idosa é presa por injúria racial contra policial militar
Turista de 74 anos de Brasília ofende PM negro no Rio Vermelho e é detida em flagrante em Salvador.
Pablo Marçal afirma que Renan Santos não tem musculatura e chama o MBL de mochileiro e aventureiro
Empresário e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo faz críticas diretas ao pré-candidato presidencial e ao movimento.
Homem é preso por estupro de adolescente de 13 anos em Piatã
Suspeito foi flagrado pela Guarda Civil Municipal dentro de veículo com menor em área isolada de Salvador.
Milei propõe reforma eleitoral com fim das primárias e ficha limpa
Presidente argentino anuncia envio de projeto ao Congresso para acabar com as PASO e impedir candidaturas de condenados por corrupção.
Zé Felipe coloca mansão de R$ 27 milhões à venda
Cantor de sertanejo decide morar de aluguel em junho de 2026 após fim do relacionamento com Virginia Fonseca e revela que enjoa facilmente de ficar no mesmo lugar
Carlos Bolsonaro anuncia perseguição de aliados do PL que não divulgam pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência
Ex-vereador e dirigente do partido em Santa Catarina afirma que levará o assunto à executiva nacional para correção de postura entre prefeitos, vereadores e filiados.
Carregando..