Justiça condena um dos réus no caso de cinegrafista morto

Santiago Andrade morreu em protesto no RJ, em 2014
Por: Brado Jornal 13.dez.2023 às 10h56
Justiça condena um dos réus no caso de cinegrafista morto

A Justiça do Rio de Janeiro condenou na madrugada desta quarta-feira (13) Caio Silva de Souza pela morte de Santiago Andrade, cinegrafista morto em um protesto no Rio de Janeiro, em 2014, depois de ser atingido por um rojão. Ele foi condenado a 12 anos de prisão em regime inicialmente fechado. 

O outro acusado do crime, o tatuador Fábio Raposo Barbosa, foi absolvido pelo conselho de sentença do 3º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. A sentença foi proferida pela juíza Tula Correa de Mello depois de um julgamento de quase 12 horas.

“Fábio e Caio haviam sido acusados pelo crime de homicídio doloso qualificado por emprego de explosivo. Porém, os jurados concluíram que não existiu o dolo eventual em matar a vítima, o que levou à desclassificação do crime. Com isso, a competência para julgar Caio, que foi quem acendeu o rojão, passou a ser da juíza Tula Correa de Mello, que o condenou pelo crime de lesão corporal seguida de morte”, afirma o TJRJ. 

Os acusados ficaram presos entre 2014 e 2015, mas respondem em liberdade. Depois do julgamento, a defesa de Caio afirmou que vai recorrer da decisão pelo tempo de pena estabelecido, enquanto Fábio declarou que a justiça foi feita.

Santiago era cinegrafista da TV Bandeirantes. Em 6 de fevereiro de 2014, foi atingido por um rojão enquanto cobria uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus no Rio, no centro da cidade. Ele morreu 4 dias depois no hospital.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Boulos vota para arquivar no Conselho de Ética caso de 'rachadinha' de Janones
Relator do caso alega que as suspeitas contra Janones se referem a um período em que ele ainda não era parlamentar, mas gravações desmentem alegação
Lira e Pacheco desistem de ir à eventos nos Estados Unidos
Os presidentes da Câmara e do Senado eram aguardados em encontros com empresários brasileiros promovidos pelo grupo Lide
Unidade de saúde é roubada em dois dias seguidos em Wenceslau Guimarães
A unidade realiza, em média, 500 atendimentos por mês no posto
Justiça concorda que Tarcísio não é obrigado a aderir ao novo PAC de Lula
O juiz acatou o entendimento de que a ação popular não seria o meio legal para obrigar a gestão Tarcísio a aderir ao programa
Diego Castro vota contra Bahia Pela Paz: ‘Mais uma propaganda do governo do Estado’
O parlamentar argumentou que o programa “não passa de um conjunto de promessas vazias que não atacam os problemas estruturais da segurança pública na Bahia”.
8/1: Toffoli nega pedido de prisão de Moraes por morte de 'Clezão'
O homem morreu na prisão da Papuda, em novembro de 2023, após passar mal enquanto tomava sol
Carregando..