Rayssa Leal pode ser punida por falar em libras que Jesus é o caminho, a verdade e a vida

"Se eu pegar alguma advertência a gente vai descobrir mais tarde”, disse a skatista
Por: Brado Jornal 29.jul.2024 às 09h12
Rayssa Leal pode ser punida por falar em libras que Jesus é o caminho, a verdade e a vida
Reproduçãi/Instagram

Após bater recorde histórico, Rayssa Leal conquistou neste domingo (28/7), a medalha de bronze no skate street feminino nos Jogos Olímpicos em Paris. No entanto, esse não foi o único feito da atleta que chamou a atenção do público. A jovem utilizou da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para enviar uma mensagem religiosa e agora, pode ser punida.

“Jesus é o caminho, a verdade e a vida”, disse Rayssa em Libras, driblando uma recomendação do Ministério de Esportes da França que pede para que os atletas não façam manifestações religiosas durante as competições para manter a laicidade do evento.

Em 2023, a pasta determinou que o uso de símbolos religiosos durante as Olimpíadas seria proibido. Alguns atletas franceses chegaram a não disputar os jogos devido a decisão, por conta da utilização do Hijab, o véu islâmico da religião muçulmana.

Em conversa com o UOL, Rayssa revelou que pode receber uma advertência, mas que até o momento não recebeu nenhum comunicado do comitê: “Rapaz, se eu peguei advertência eu não to sabendo ainda não, porque não chegou em mim ainda não, isso daí. Se eu pegar alguma advertência a gente vai descobrir mais tarde”, ela brincou.

Vale lembrar que existem diferentes graus de punição, e uma advertência é mais como um alerta ao atleta. Caso o recado não seja respeitado, pode resultar na retirada do credenciamento, exclusão temporária ou permanente dos jogos, desqualificação das competições e até no pagamento de uma multa em casos mais severos.

No entanto, Rayssa está tranquila e justificou o gesto proibido: "Eu fiz porque faço em todas as competições. Para mim é importante, eu sou cristã, acredito muito em Deus. Ali eu pedi forças e mandei uma mensagem para todo mundo, que realmente Deus é o caminho, a verdade e a vida”, contou a skatista.

“Fiz em língua de sinais, porque provavelmente o microfone não ia pegar a minha voz, então foi o meio que achei de comunicar com todo mundo. Eu acho isso muito importante”, disse Rayssa, que vai trazer a medalha de bronze para casa: "Eita misericórdia, olha que linda!", ela celebrou ao mostrar seu prêmio nas redes sociais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"Receba!" Allan Jesus vence disputa judicial contra Luva de Pedreiro
Com tom de ironia, Allan Jesus usou as redes sociais para comentar a vitória e criticar Luva de Pedreiro.
Carregando..