Trump agradece ao Irã por cancelar execuções programadas de manifestantes mesmo já tendo matado 12 mil, conforme grupos independentes

Presidente dos EUA elogia decisão de Teerã de suspender enforcamentos de mais de 800 detidos e afirma ter decidido sozinho não atacar o país
Por: Brado Jornal 16.jan.2026 às 22h14
Trump agradece ao Irã por cancelar execuções programadas de manifestantes mesmo já tendo matado 12 mil, conforme grupos independentes
EPA/Shutterstock
O presidente Donald Trump expressou gratidão pública à liderança do Irã após alegar que o regime cancelou a realização de mais de 800 execuções por enforcamento que estariam marcadas para o dia anterior. Em publicação na rede Truth Social, Trump escreveu: “Respeito profundamente o fato de que todos os enforcamentos programados para ontem (mais de 800) foram cancelados pela liderança do Irã. Obrigado!”.

Ao deixar a Casa Branca rumo ao fim de semana em Mar-a-Lago, na Flórida, o presidente reforçou a mensagem a repórteres, destacando que o adiamento das execuções teve “grande impacto” em sua decisão de recuar de ameaças anteriores de intervenção militar. Questionado sobre supostas pressões de aliados no Oriente Médio para evitar um ataque, Trump rebateu: “Ninguém me convenceu. Eu convenci a mim mesmo”.

A declaração surge em meio à onda de protestos que eclodiu no final de dezembro de 2025 no Irã, inicialmente motivada pela grave crise econômica e que evoluiu para exigências pela queda do regime islâmico. Organizações de direitos humanos, como Iran Human Rights e Hengaw, estimam que mais de 2,6 mil pessoas foram mortas pela repressão das forças de segurança, com milhares de prisões, o regime oficial relata cerca de 3 mil detidos, enquanto grupos independentes apontam para mais de 19 mil.

Um caso emblemático envolveu Erfan Soltani, jovem de 26 anos preso em 8 de janeiro de 2026 e acusado de “travar guerra contra Deus” por participação nos atos. ONGs alertaram para risco de execução em 14 de janeiro, mas a pena foi adiada, conforme confirmado por familiares e fontes. A agência Mizan, ligada ao Judiciário iraniano, negou qualquer condenação à morte nesse caso específico. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou em entrevista à Fox News que “não há nenhum plano para enforcamento” de manifestantes.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, havia afirmado na véspera que o cancelamento das execuções ocorreu após advertências de Trump sobre possíveis ações militares caso houvesse matanças em massa. Nos dias anteriores, o presidente havia sinalizado que as “matanças” pareciam diminuir e que não haveria execuções em larga escala, marcando uma moderação no tom em relação às ameaças iniciais de intervenção.

Até o momento, não há confirmação independente em larga escala sobre as 800 execuções mencionadas por Trump, e o governo iraniano não anunciou publicamente qualquer suspensão coletiva. A situação no país permanece tensa, com relatos de prisões contínuas e críticas internacionais à repressão, enquanto o gesto de Trump é visto como um sinal de desescalada temporária nas tensões entre Washington e Teerã.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alemanha considera enviar fragatas e caças para Groenlândia
Ministério da Defesa avalia contribuição militar para segurança do Ártico em parceria com aliados da Otan
Primeiro-ministro canadense Mark Carney afirma que parceria com China prepara para Nova Ordem Mundial
Líder do Canadá encontra Xi Jinping em Pequim e assina acordos comerciais em meio a tensões globais
Trecho de via na Flórida ganha nome do presidente Donald Trump
Via de quatro milhas em Palm Beach recebe nome oficial do presidente Donald Trump em cerimônia no Mar-a-Lago
Maria Corina Machado entrega medalha do Nobel da Paz para Trump
Líder opositora venezuelana faz gesto simbólico em reunião na Casa Branca
A CBF publica tabela completa das oito primeiras rodadas do Brasileirão Betano 2026
Início da Série A marcado para o final de janeiro com dez jogos na rodada de abertura
Moraes afirma 'hoje já fiz o que tinha que fazer' após transferir Bolsonaro
Ministro do STF comenta decisão em evento na Usp e é ovacionado
Carregando..