Polícia Urgente

MP deflagra operação contra esquema de fraudes em licitações na Prefeitura de Euclides da Cunha - Ba

Operação “Graft” identificou superfaturamento em obras e participação de agentes públicos no esquema que acontecia na cidade de Euclides da Cunha.
Por: Brado da Redação 04.ago.2022 às 09h54 - Atualizado: 04.ago.2022 às 15h17
MP deflagra operação contra esquema de fraudes em licitações na Prefeitura de Euclides da Cunha - Ba
O Ministério Público estadual, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Euclides da Cunha e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou na manhã de hoje, dia 4, a “Operação Graft” para cumprimento de dez mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão nos municípios de Euclides da Cunha, Salvador, Monte Santo, Teofilândia, Lauro de Freitas, Araci e Pojuca. 
 
Realizada com a colaboração de 17 promotores de Justiça, a operação tem o apoio das Polícias Rodoviária Federal (PRF), por meio da Superintendência Regional na Bahia, e Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), e combate um esquema fraudulento com atuação dentro da Prefeitura de Euclides da Cunha. São apurados crimes de organização criminosa, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsidades documentais e frustração do caráter competitivo de licitação.

De acordo com as investigações, o esquema consiste em fraudes seriadas e sistêmicas a procedimentos de licitações realizados pela Prefeitura de Euclides da Cunha, através de manipulações das informações nos Diários Oficiais do Município, a fim de afastar possíveis empresas concorrentes. Foram identificadas, ao longo dos anos de 2020 e 2021, pelo menos, 14 procedimentos licitatórios fraudulentos. Além da fraude às licitações da Prefeitura de Euclides da Cunha, as investigações detectaram o envolvimento de agentes públicos lotadas em secretarias municipais, e o superfaturamento em obras de pavimentação asfáltica e locação de máquinas pesadas.
 
As investigações apontam que o esquema funciona há pelo menos dois anos e que os envolvidos manipulam dados do Diário Oficial do Município, inviabilizando a publicidade das licitações e impossibilitando que empresas não envolvidas no esquema tenham conhecimento da realização da sessão de licitação. Somente após realizada a sessão da licitação fraudada, que se inseria, retroativamente, o documento na plataforma dos Diários Oficiais da Prefeitura, forjando-se uma falsa publicidade.

De acordo com as informações do MP/BA, as fraudes aconteceram em licitações cujos valores chegam a quase R$ 5 milhões, e três pessoas foram presas durante a operação, em Euclides da Cunha.

Fonte: MPBA


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Homens assaltam joalheria no Shopping Paralela
Roubo ocorreu na noite desta quarta-feira (24)
UFBA anuncia greve dos professores
Apesar do parecer favorável do sindicato dos professores, muitos alunos se mostraram insatisfeitos com a decisão
MPF é acionado para retirar publicidade de site adulto na camisa do Vitória
Advogado requer que MPF, Conar e Procon analisem patrocínio do Fatal Model, que estampa camisa do Vitória
Feira de Santana: Suspeito de matar irmão de presidente da câmara confessa crime
Irmão de vereadora na Bahia é morto com golpes de faca, martelo e picareta
Elon Musk diz que 'vírus mental woke' na imprensa vai morrer
O bilionário compartilhou um gráfico com o aumento das palavras 'racista', 'racistas' e 'racismo' nos principais jornais norte-americanos
PGR pede que Bolsonaro continue inelegível no caso dos embaixadores
Órgão entendeu que decisão do TSE comprovou desvio de finalidade em reunião realizada pelo então presidente com embaixadores
Carregando..