Alckmin anunciará novos integrantes do gabinete de transição nesta segunda-feira

No último sábado (12), foram confirmados Luciano Coutinho, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a apresentadora Bela Gil
Por: Brado Jornal 13.nov.2022 às 17h32
Alckmin anunciará novos integrantes do gabinete de transição nesta segunda-feira
Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito 03/11/2022REUTERS/Adriano Machado

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciará, nesta segunda-feira (14), às 15h, em São Paulo, os novos integrantes dos grupos técnicos do gabinete de transição de governo.


Alckmin foi nomeado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como coordenador da transição. Ele fica responsável por todos os atos jurídicos e portarias durante esse período. O servidor Jorge Rodrigo Araújo Messias é o coordenador jurídico do gabinete.


No último sábado (12), foram confirmados mais dois nomes: o economista Luciano Coutinho, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o grupo de Indústria, Comércio e Serviço; e a apresentadora Bela Gil, filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, na equipe de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.


Além deles, Anielle Franco, irmã da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco — grupo de Mulheres — e a ex-presidenciável Simone Tebet (MDB) — Desenvolvimento Social e Combate à Fome — também foram oficializadas em edição extra do Diário Oficial da União neste sábado. Seus nomes, no entanto, já haviam sido anunciados durante a semana.


Os grupos técnicos que tiveram a composição publicada oficialmente foram: Economia; Planejamento, Orçamento e Gestão; Direitos Humanos; Comunicação; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Indústria, Comércio e Serviço; e Mulheres. Duas pessoas foram nomeadas para cargos especiais. Outros grupos técnicos, já anunciados por Alckmin, ainda não foram publicados no Diário Oficial.


Além dessas equipes, o Gabinete de Transição também conta com quatro grupos de coordenação (Executiva, Articulação Política, Grupos Técnicos e Organização da Posse) e um Conselho Político.


Veja os nomes confirmados até agora:


Coordenação executiva

O líder do grupo executivo será Floriano Pesaro (PSB), sociólogo e ex-deputado federal. Pesaro foi secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo no governo de José Serra (PSDB) e secretário estadual na gestão de Alckmin.


Coordenação de articulação política

A responsável pelas articulações políticas será a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Gleisi é advogada, com especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. Ela foi ministra da Casa Civil no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2011.


Coordenação de grupos técnicos

Aloizio Mercadante, um dos fundadores do PT, será o responsável por coordenar os grupos técnicos, que serão 31, no total. Mercadante é economista e já foi senador e deputado federal. Ele foi ministro da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Casa Civil durante o governo Dilma Rousseff.


Coordenação de organização da posse

Rosângela Silva, mais conhecida como Janja, foi escalada para comandar o grupo que organizará a cerimônia de posse, que acontece no dia 1º de janeiro de 2023. A futura primeira-dama é socióloga e casou-se com Lula em 18 de maio deste ano.


Grupos Técnicos

Assistência social

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) é o principal nome do grupo de assistência social. Ela concorreu à Presidência nas eleições de 2022 e declarou apoio a Lula no segundo turno. Além dela, foram anunciados os nomes de André Quintão, Márcia Lopes e Tereza Campello.


Quintão é deputado estadual, assistente social e sociólogo. Em 2022, foi candidato a vice-governador de Minas Gerais na chapa de Alexandre Kalil (PSD).


Márcia Lopes é assistente social e professora e foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff. Tereza Campello é economista, professora e esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma.


Cidades e Habitação

O deputado eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou, também pelas redes sociais, que participará da equipe de transição no governo eleito. Ele ficará no grupo técnico de Cidades e Habitação.


Coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Boulos foi o candidato a deputado mais votado de São Paulo, com mais de 1 milhão de votos na eleição de 2022.


Comunicação

O ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo e o ex-secretário-executivo das Comunicações Cezar Alvarez integram a equipe. Além deles, o ex-deputado federal Jorge Bittar, a especialista em economia e direitos humanos Alessandra Orofino e a professora e jornalista Helena Martins foram oficializados.


Desenvolvimento Regional

O senador Randolfe Rodrigues estará na coordenação do time de desenvolvimento regional do governo de transição.


Aliado de primeira hora de Lula durante a campanha eleitoral, Randolfe foi vice-presidente da CPI da Pandemia, no ano passado, e atuou como líder da oposição ao governo de Jair Bolsonaro no Senado Federal. O político, que já foi filiado ao PT, foi deputado estadual no Amapá e se elegeu como senador em 2010, quando integrava o PSOL.


Desenvolvimento Social e Combate à Fome

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) é o principal nome do grupo de assistência social. Ela concorreu à Presidência nas eleições de 2022 e declarou apoio a Lula no segundo turno.


Além dela, foram anunciados os nomes de Bela Gil, André Quintão, Márcia Lopes e Tereza Campello, Renato Maluf e Reinaldo Takarabe.


Bela Gil é cozinheira e apresentadora de programa de culinária, o Bela Cozinha. Quintão é deputado estadual, assistente social e sociólogo.


Em 2022, foi candidato a vice-governador de Minas Gerais na chapa de Alexandre Kalil (PSD).


Márcia Lopes é assistente social e professora e foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff.


Tereza Campello é economista, professora e esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma.


Direitos Humanos

Para o grupo responsável por temas ligados aos Direitos Humanos, foram anunciados sete nomes, entre políticos, professores e outros especialistas.


Dentre os parlamentares, compõem a lista a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).


Já entre os professores e ex-professores está a socióloga Maria Victoria Benevides, o advogado e filósofo Silvio Almeida, o economista Luiz Alberto Melchert e a socióloga Margarida Quadros.


Também faz parte do grupo Janaína Barbosa de Oliveira, representante do movimento LGBTQIA+, e Rubens Linhares Mendonça Lopes, que integra a pasta de pessoas com deficiência do PT.


Economia

Para a área econômica, os economistas André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Pérsio Arida integrarão a equipe.


Lara Resende foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e ajudou a elaborar o Plano Real. Mello é professor de economia e foi assessor econômico da campanha de Lula.


Barbosa foi ministro do Planejamento da Fazenda no governo Dilma Rousseff. Arida, assim como Lara Resende, ajudou a construir o Plano Real; ele também foi presidente do BNDES e do Banco Central.


Educação

O coordenador do núcleo será o ex-ministro Henrique Paim. O anúncio foi feito por Fernando Haddad. que também já chefiou a pasta da Educação e neste ano concorreu ao governo de São Paulo.


Paim foi secretário-executivo do MEC e presidiu o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) antes de ocupar a pasta de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015. Atualmente é professor da Fundação Getulio Vargas (FGV).


Igualdade Racial

A ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos Nilma Mino Gomes é uma da indicadas para a equipe que atuará nos temas relacionados à Igualdade Racial.


Junto de Nilma estarão a quilombola Givania Maria Silva; o professor Douglas Belchior; o advogado da entidade Coalizão Negra Thiago Tobias; a coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU), Iêda Leal; a representante do movimento negro e de moradia em São Paulo Preta Ferreira e o secretário do Planejamento do Território e Participação Popular de Juiz de Fora (MG), Martvs das Chagas.


Indústria, Comércio e Serviço

O ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto (MDB) foi um dos nomeados para o grupo. Na década de 1990, no Congresso Nacional, Rigotto foi líder do PMDB e líder do governo Fernando Henrique Cardoso.


Para trabalhar ao lado do ex-governador, foram indicados para a pasta o executivo da Embraer e ex-presidente da Anfavea Jackson Schneider; o diretor do Senai, Rafael Lucchesi; o diretor do Instituto Lula e ex-presidente do Sebrae, Paulo Okamoto a especialista em economia solidária Tatiana Conceição e o professor da Universidade de São Paulo Paulo Feldman.


Além deles, estão entre os nomes os deputados federal e estadual, respectivamente, Marcelo Ramos (PSD-AM) e André Ceciliano (PT-RJ), e o economista Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES nos governos do PT.


Coutinho foi o mais longevo presidente do BNDES. Ele dirigiu a instituição entre 2007, ainda no governo Lula, até 2016, na gestão Dilma Rousseff.


Mulheres

A irmã de Marielle Franco, Anielle Franco, é uma das indicadas para compor o núcleo responsáveis por pautas ligadas aos direitos das mulheres.


Além dela, compõem a lista a economista Roseli Faria; a mestre em Direito Roberta Eugênio; a professora Maria Helena Guarezi; a ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Eleonora Menicucci; e a ex-secretária nacional da Violência Contra Mulher Aparecida Gonçalves.


Planejamento, Orçamento e Gestão

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o deputado federal Enio Verri (PT-PR), a economista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Esther Duek e o presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Correio Lacerda, foram nomeados para o grupo.


Saúde

O senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT) irá coordenar a área da Saúde. A expectativa é de que Costa trabalhe no grupo junto com Alexandre Padilha (PT), Arthur Chioro (PT) e José Gomes Temporão (PSB). Todos eles também foram ministros.


O médico cardiologista Roberto Kalil irá comandar uma equipe de assessoria à transição de governo na área da saúde.


Integrantes do Conselho Político da transição:

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, está à frente do conselho político da transição. Os nomes confirmados são:


Antônio Brito, deputado federal pelo PSD

Carlos Siqueira, presidente do PSB

Daniel Tourinho, presidente do Agir

Felipe Espirito Santo, integrante da direção do Pros

Guilherme Ítalo, da direção do Avante

Jader Barbalho, senador do MDB

Jefferson Coriteac, vice-presidente do Solidariedade

José Luiz Penna, presidente do PV

Juliano Medeiros, presidente do PSOL

Luciana Santos, presidente do PCdoB

Renan Calheiros, senador do MDB

Wesley Diógenes, porta-voz da Rede

Wolney Queiroz, deputado federal do PDT



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Supremas Cortes não podem vencer o extremismo sozinhas, diz Barroso
O ministro Roberto Barroso disse que agora o Brasil pode "seguir a viagem institucional"
Lira reajusta em 60% valor de diárias para deputados em viagens
A Câmara afirma que o percentual de 60,62% corresponde à variação acumulada do IPCA de junho de 2015 a março de 2024
Oportunidade de fazer o “L”, diz Alckmin sobre Dia da Libras
Vice-presidente afirma que brasileiros elegeram Lula para terem um país mais justo e inclusivo para os filhos e netos
AGU pede inquérito sobre divulgação de decisões sigilosas no X de Elon Musk
A AGU alega que os documentos "parecem reproduzir trechos de conteúdos de decisões judiciais sigilosas" do STF e do TSE
Presidente da CPI das apostas defende paralisar Brasileirão após suspeitas contra o VAR
Kajuru apoiou posicionamento da associação de árbitros depois de declarações do dono do Botafogo
Liberação da maconha não deve ser feita pelo STF, diz Pacheco
Presidente do Senado pautou o tema na Casa depois de a Corte retomar julgamento que pode liberar o porte da droga
Carregando..