STF deve votar resolução que cria regras para juízes nas redes sociais

Ministro Nunes Marques pediu destaque no julgamento
Por: Brado Jornal 28.nov.2022 às 17h23
STF deve votar resolução que cria regras para juízes nas redes sociais
Foto: Divulgação

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu destaque em um julgamento sobre a resolução Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que criou regras para o uso das redes sociais por parte dos juízes.

Agora, a discussão será levada para uma sessão presencial no STF. Ainda não há uma data definida para que a ação seja pautada no STF.

O pedido de Nunes Marques ocorreu quando o placar do julgamento para manter a norma contava com quatro votos favoráveis. Sendo eles os dos ministros Dias Toffoli, Edson Fachin e Rosa Weber, que acompanharam o entendimento do relator, Alexandre de Moraes.

Para Moraes, o CNJ não se excedeu ao editar a norma que pretende “obter a confiança na autoridade e moral do Poder Judiciário”. Segundo ele, o órgão somente exerceu sua função como regulador do cumprimento dos deveres funcionais dos magistrados.

O tema era analisado no Plenário Virtual do STF no julgamento que teve início em 18 de novembro. Os ministros analisavam ações propostas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) contra a norma editada pelo CNJ em 2019.

O ato do CNJ estabeleceu regras aos juízes nas redes sociais para “compatibilizar o exercício da liberdade de expressão com os deveres inerentes ao cargo”. A resolução obriga os magistrados a adotarem “posturas seletivas e criteriosas para o ingresso nas redes sociais”.

O que dizem as entidades de juristas

Segundo a AMB e a Ajufe, o CNJ extrapolou sua competência ao regulamentar “condutas passíveis de sanção disciplinar aos magistrados”. Desse modo, o texto seria inconstitucional, e, por isso, as entidades solicitaram que a norma fosse derrubada.

Em resposta à contestação, o conselho argumentou que a norma foi feita com base nas conclusões de um grupo de trabalho criado para “padronizar adequadamente” a utilização das redes sociais por parte dos juízes.

Em concordância com o CNJ, a Advocacia-Geral da União defendeu a continuidade na norma. Já a Procuradoria-Geral da República enxergou uma “inconstitucionalidade formal” na resolução.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes ignora prazo dado pela PGR para PF concluir caso Silvinei
Alexandre de Moraes já havia rejeitado solicitações de liberdade para Silvinei em pelo menos outras duas ocasiões durante o ano de 2023
Não me preocupa atos dos fascistas, diz Lula sobre ato de Bolsonaro
A declaração foi dada nesta terça-feira, 23, em reunião com jornalistas no Palácio do Planalto
Hackers tentaram desviar R$ 3,5 milhões de sistema do governo
Levantamentos preliminares apontam o comprometimento de ao menos 17 senhas em esquema criminoso
Países têm “dever em erguer a voz contra o risco de genocídio” em Gaza, diz ministro de Lula
Mauro Vieira também afirmou que o Brasil tem redobrado os esforços em "busca por uma solução justa e duradoura para o conflito prolongado entre Israel e Palestina"
Deputada diz sofrer "crentefobia" após sugerir plenária só com homens
Mical Damasceno (PSD-MA) afirma sofrer ameaças e ataques misóginos da “lacrosfera”; declara que a sua fala era em referência à Bíblia
Liberação da maconha não deve ser feita pelo STF, diz Pacheco
Presidente do Senado pautou o tema na Casa depois de a Corte retomar julgamento que pode liberar o porte da droga
Carregando..