Mulher de Helder Barbalho é eleita Conselheira em cargo vitalício

A Assembleia considerou que ela cumpre todos os requisitos para o cargo na Constituição
Por: Brado Jornal 15.mar.2023 às 06h52
Mulher de Helder Barbalho é eleita Conselheira em cargo vitalício
Daniela Barbalho é a quinta Conselheira eleita que terá cargo vitalício | Foto: Celso Lobo AID / Alepa

Nesta terça-feira, 14, a Assemblei Legislativa do Pará aprovou, o nome de Daniela Lima Barbalho, mulher do governador estadual, Helder Barbalho, para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado. Ela foi indicado por líderes de 11 partidos e recebeu 36 votos favoráveis dos parlamentares.


Advogada de formação, Daniela já atuou no setor privado e membro do Ministério Público do Pará. Entretanto, desde 2007, ela atua na área social no  governo Estado. Dessa maneira, foi secretária de cidadania em Ananindeua (PA). Em 2019, deu início a trabalhos voluntários em programas sociais do governo do estado.


A Assembleia considerou que ela cumpre todos os requisitos para o cargo previstos na Constituição: mais de 35 e menos de 65 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos financeiros ou de administração pública; e mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional com estes conhecimentos.


Benesse do cargo

Para se ter ideia, os cargos nos Tribunais de Contas trazem os seguintes benefícios:


Outras indicações para cargos públicos

Essa não é a primeira vez que a mulher de um político influente é eleita para um tribunal de contas, como noticiou Oeste. Marília Góes (mulher de Waldez Góes), Renata Calheiros (mulher de Renan Filho), Rejane Dias (mulher de Wellington Dias) e Aline Peixoto (mulher de Rui Costa) também foram eleitas para cargos vitalícios entre 2022 e 2023.


Criação de mais um cargo vitalício

O senador Eduardo Gomes (PL-TO), líder do governo no Congresso, está buscando apoio para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tem o objetivo de criar o cargo de senador vitalício para ex-presidentes da República.


A PEC em construção estabelece que os senadores vitalícios teriam direito apenas ao gabinete e a alguns assessores do corpo efetivo do Senado — o que, na teoria, reduziria o custo para os pagadores de impostos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes pede que PGR se manifeste sobre ida de Bolsonaro a embaixada
Na segunda-feira (25), o jornal The New York Times revelou que o ex-presidente foi para a embaixada da Hungria em Brasília.
Moraes envia caso Marielle à PGR para conclusão do inquérito
Investigações foram concluídas pela Polícia Federal no domingo (24)
Defesa de Bolsonaro pede que passaporte seja devolvido
Segundo pedido foi protocolado na semana passada
8/1: Moraes manda soltar coronéis da PMDF
Os coronéis Klepter Rosa, Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro obtiveram decisão favorável para deixar a prisão e usar tornozeleira
Senado convoca Rui Costa para esclarecer gastos
Senador também pede esclarecimento sobre novo PAC
Lula dá honraria a Macron, e francês entrega medalha a Janja
Honraria foi concedida durante visita oficial ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Carregando..