Questão climática não é mais loucura de professor da USP, diz Lula

Declaração foi dada durante a sexta edição do BIF 2023, promovido por ApexBrasil, BID e o ministério das Relações Exteriores
Por: Brado Jornal 07.nov.2023 às 16h43
Questão climática não é mais loucura de professor da USP, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (7) que os problemas climáticos são sérios e que natureza dá recado. A uma plateia de empresários brasileiros e estrangeiros, o chefe do Executivo defendeu mudanças nos modelos de produção para priorizar a “economia verde”.

“A questão climática não é mais loucura de professor da Universidade de São Paulo, não é mais loucura de ambientalista, não é mais loucura de nenhum jovem desvairado. Não. A questão do clima é muito séria e o planeta está dando um aviso: ‘Cuide de mim, não me destruam que vocês serão destruídos junto comigo’. Esse é o recado que a gente está vendo nos ciclones, nos furacões, nas secas. […] É um aviso de que, ou nós fazemos as coisas com seriedade, ou nós seremos vítimas de nós mesmos”, disse.

O presidente participou do 6º Fórum Brasil de Investimentos, realizado pela ApexBrasil, no Palácio do Itamaraty. Em seu discurso, disse que é preciso mudar o modelo de desenvolvimento no país e colocar em prática a “tão chamada economia verde”.

Lula, no entanto, disse que não se pode menosprezar o agronegócio brasileiro, que produz com muita tecnologia. “Este país não precisa fazer queimada ou ter desmatamento para que a gente possa aumentar a nossa produção agrícola. […] Estamos produzindo mais em menos quantidade de terra, então é usar a inteligência para fazer esse país prosperar”, disse.

Em seu discurso, o presidente disse que o Brasil não irá subsidiar iniciativas privadas no setor, “apenas incentivar”, mas afirmou que “se depender do governo, quem quiser fazer investimento para produzir carro, aço, bicicleta e carne verdes não precisa procurar, tem lugar chamado Brasil em que a natureza nos garante competitividade e possibilidade de se transformar no maior produtor de energia limpa e renovável do planeta”.

Lula ressaltou o trabalho da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao dizer que, quem não gosta dela porque “defende muito a Amazônia”, precisa começar a gostar. “Ela está fazendo por nós o que deveríamos fazer por nós mesmos”, disse. Sentada em lugar de destaque no palco do evento, Marina foi aplaudida após a fala do presidente.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro reforça convite a Michelle após críticas em vídeo
Senador diz ter “coração aberto” para diálogo e reafirma evento com foco em mulheres, mesmo após exposição pública de atritos
PGR avalia que posse de arma não configura infração disciplinar de Bolsonaro
Procurador-geral Gonet defende análise mais ampla do caso antes de decidir sobre prorrogação ou fim da prisão domiciliar do ex-presidente
Lula lidera com 40% contra 36% de Flávio Bolsonaro após escândalos
Pesquisa PoderData/Aya aponta empate técnico no 1º turno; levantamento foi realizado após série de denúncias envolvendo o senador
Suspeito de importunação sexual no metrô de Salvador será liberado
Justiça revoga prisão preventiva de jovem de 22 anos acusado de ejacular em passageira; defesa alegou excesso na medida cautelar
MPF aciona prefeito baiano por supostas fraudes em contratos de merenda
Fernando Brito, de Santa Luzia, é acusado de liderar esquema com sobrepreço e empresas de fachada durante gestão como vice-prefeito
PF deflagra Operação Miragem e mira Banco Digimais, controlado por Edir Macedo
Instituição é investigada por supostas fraudes contábeis e manipulação de balanços; Justiça bloqueia até R$ 670 milhões em bens
Carregando..