STF marca julgamento de mais 30 réus por atos do 8 de Janeiro

Novas sessões começam no dia 15 de dezembro e devem durar até 5 de fevereiro
Por: Brado Jornal 11.dez.2023 às 15h22
STF marca julgamento de mais 30 réus por atos do 8 de Janeiro
Foto: Sergio Lima

O Supremo Tribunal Federal marcou para 15 de dezembro o julgamento de mais 30 ações penais que têm como alvo pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas.

Todos foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por crimes como associação criminosa, dano qualificado, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado.

Os julgamentos relativos aos atos têm sido realizados no plenário virtual, em que os votos são registrados de forma remota, em um prazo, e não há deliberação entre os ministros.

No caso dessa nova leva, cujos julgamentos se iniciam em 15 de dezembro, a sessão está marcada para durar até 5 de fevereiro. O longo período de análise decorre do recesso do judiciário no final de ano.

Até o momento, o Supremo condenou 30 pessoas por participação direta nos atos extremistas, com penas que variam de 13 a 17 anos de prisão, mais a responsabilidade solidária de cobrirem os prejuízos causados pela depredação, estimados em no mínimo R$ 30 milhões.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Michelle Bolsonaro expõe críticas a enteado após desgastes acumulados
Aliados relatam que ex-primeira-dama reagiu a série de ofensas e indiretas, mas reforça união para eleições
PF deflagra Operação Miragem e mira Banco Digimais, controlado por Edir Macedo
Instituição é investigada por supostas fraudes contábeis e manipulação de balanços; Justiça bloqueia até R$ 670 milhões em bens
Mortes por terremotos na Venezuela chegam a 188
Governo atualiza balanço com 1.520 feridos e 250 prédios danificados ou destruídos; equipes de resgate buscam sobreviventes entre escombros
Michelle Bolsonaro nega raiva e pede união após atritos com Flávio
Ex-primeira-dama esclarece que não há briga nem competição e reforça necessidade de oposição unida contra o governo Lula
MPF aciona prefeito baiano por supostas fraudes em contratos de merenda
Fernando Brito, de Santa Luzia, é acusado de liderar esquema com sobrepreço e empresas de fachada durante gestão como vice-prefeito
Flávio Bolsonaro reforça convite a Michelle após críticas em vídeo
Senador diz ter “coração aberto” para diálogo e reafirma evento com foco em mulheres, mesmo após exposição pública de atritos
Carregando..