Congressistas pedem regulação das redes após morte de PC Siqueira

Youtuber foi encontrado sem vida no seu apartamento em São Paulo na 4ª feira (27.dez.2023)
Por: Brado Jornal 29.dez.2023 às 08h06
Congressistas pedem regulação das redes após morte de PC Siqueira

Os deputados federais André Janones (Avante-MG) e Jandira Feghali (PC do B-RJ) falaram da necessidade de aprovação do PL das fake news (2.630 de 2020) depois da morte de Paulo Cezar Goulart Siqueira, conhecido como PC Siqueira. O youtuber de 37 anos foi encontrado sem vida em seu apartamento em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, na quarta-feira (27).

Em publicação no X (antigo Twitter), Jandira declarou que as “fake news matam”. A congressista também lembrou a morte de Jéssica Vitória Canedo, 22 anos, depois de páginas de entretenimento a citarem como suposto affair do humorista Whindersson Nunes. Disse que o influenciador é a 2ª vítima das redes em uma semana. “O que as big techs farão a respeito? Nada! Porque lucram com as mentiras e o ódio disseminados em rede”.

Já Janones, ao comentar o caso, disse ter sido alvo de fake news. Depois da declaração do deputado, internautas compartilharam print de uma postagem antiga dele defendendo que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devem morrer queimado. Janones afirma que a publicação é falsa, tendo sido comprovado por agências de checagem.

“Postar print falso que gera linchamento virtual e ameaças é prática de quem? Logo menos saberemos a identidade por trás do perfil Tumulto BR [que compartilhou os prints e] que está sendo acionado judicialmente. Mais uma vez fica clara a necessidade da aprovação do PL 2630 é desmascarada a hipocrisia da extrema direita”, disse.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou na 4ª feira (27.dez) que a aprovação do chamado PL das fake news é uma das prioridades do governo para 2024. Disse que o Executivo tem diálogo com o Congresso a respeito.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula lidera com 40% contra 36% de Flávio Bolsonaro após escândalos
Pesquisa PoderData/Aya aponta empate técnico no 1º turno; levantamento foi realizado após série de denúncias envolvendo o senador
Michelle Bolsonaro expõe críticas a enteado após desgastes acumulados
Aliados relatam que ex-primeira-dama reagiu a série de ofensas e indiretas, mas reforça união para eleições
PGR avalia que posse de arma não configura infração disciplinar de Bolsonaro
Procurador-geral Gonet defende análise mais ampla do caso antes de decidir sobre prorrogação ou fim da prisão domiciliar do ex-presidente
Michelle Bolsonaro nega raiva e pede união após atritos com Flávio
Ex-primeira-dama esclarece que não há briga nem competição e reforça necessidade de oposição unida contra o governo Lula
Samir Xaud se reconcilia com a esposa após crise no casamento
Presidente da CBF e a mulher decidem dar nova chance ao relacionamento e planejam viagem romântica a Ibiza
Flávio Bolsonaro responde a vídeo de Michelle e reafirma convite para diálogo com lideranças femininas
Senador nega intenção de ofender ex-primeira-dama, pede desculpas caso tenha ocorrido algum mal-entendido e detalha tentativas de aproximação antes da publicação do vídeo.
Carregando..