Mais da metade das obras federais de 2024 estão paralisadas, aponta TCU

Relatório do Tribunal de Contas da União revela que 52% dos empreendimentos contratados com recursos federais estão sem andamento, afetando principalmente áreas de Saúde e Educação
Por: Brado Jornal 05.dez.2024 às 10h03
Mais da metade das obras federais de 2024 estão paralisadas, aponta TCU
Valter Campanato/Agência Brasil

De acordo com um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), mais da metade das obras contratadas com recursos federais em 2024 estão paralisadas. O levantamento identificou 11.941 obras em todo o país sem execução, o que representa 52% do total de contratações em andamento.

As áreas mais afetadas são Saúde e Educação, com 8.674 empreendimentos paralisados, o que equivale a 72,6% do total. O TCU destacou que muitas dessas obras incluem unidades de saúde, escolas, creches e quadras esportivas, que não foram concluídas conforme o planejado, prejudicando o acesso da população a serviços essenciais e comprometendo a qualidade de vida em diversas comunidades.

O Maranhão lidera o ranking de obras paralisadas, com 1.232 empreendimentos parados, o que corresponde a 62% das contratações federais no estado. Em segundo lugar está a Bahia, com 972 obras paralisadas, representando 57% do total de contratos, seguida pelo Pará, com 938 obras paradas (77% dos contratos).

Esses estados, que lideram o número de paralisações desde 2022, também enfrentam uma grande demanda por vagas em creches. O TCU atribuiu a piora na situação a um maior detalhamento na coleta de informações e ao estágio inicial do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação e Saúde, criado pela Lei 14.719, em novembro de 2023. A lei visa retomar obras e serviços de engenharia financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Apesar do quadro preocupante, o TCU identificou a conclusão de 1.169 obras que estavam paralisadas em 2023. Além disso, a gestão da Caixa Econômica apresentou avanços, com uma redução nas paralisações de obras, de 46,5% em 2022 para 38,9% em 2024.

Diante dos números, o TCU recomendou que os Ministérios das Cidades, da Educação, da Saúde, da Integração e do Desenvolvimento Regional, além da Fundação Nacional de Saúde (FNS), adotem plataformas digitais, como Transferegov.br e Obrasgov.br, para a gestão de contratos de obras, visando otimizar a execução e promover maior controle social sobre os recursos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Irregularidades em licitação de pavimentação em Juazeiro colocam prefeito Andrei da Caixa sob investigação
TCM aponta falhas graves em contrato de R$ 9,7 milhões e exige esclarecimentos do gestor municipal
Líder comunitária de favela em São Paulo, detida por possível vínculo ao PCC, é recebida por Lula
Encontro no Planalto destaca discussões sobre segurança e direitos sociais em comunidades periféricas
Nikolas Ferreira reage a julgamento de Bolsonaro no STF com mensagens no X
Em uma das mensagens, o parlamentar declarou: “Querem nos calar e nos tornar mansos. Podem nos chamar de extremistas, mas não recuaremos.”
Temer destaca voto de Fux como crucial para Bolsonaro em julgamento no STF
“Fux está absolvendo todos até agora, o que torna seu voto extremamente relevante para Bolsonaro”, afirmou Temer.
Fux conclui voto em julgamento de Bolsonaro, Cid e Braga Netto após longa sessão
Ministro dedica 14 horas à análise do caso, absolvendo ex-presidente e condenando aliados
Tentativa de acesso não autorizado ao Palácio do Planalto é frustrada pela guarda presidencial
Os agentes da guarda presidencial emitiram um alerta verbal imediato para que ele interrompesse o avanço
Carregando..