Diplomacia e comércio: negociações em meio a tensões

Brasil atrai interesse dos EUA por minerais estratégicos
Por: Brado Jornal 25.jul.2025 às 10h34
Diplomacia e comércio: negociações em meio a tensões
Reprodução
Em um contexto de atritos comerciais entre Brasil e Estados Unidos, os norte-americanos demonstraram interesse em explorar os minerais críticos do Brasil. Na quarta-feira (23.jul.2025), em Brasília, o embaixador interino dos EUA, Gabriel Escobar, reuniu-se com representantes do setor mineral brasileiro, incluindo o presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), Raul Jungmann, e o vaice-presidente, Fernando Azevedo. O encontro, solicitado pelo diplomata, abordou a possibilidade de uma missão de mineradoras brasileiras aos EUA.

Os minerais em foco incluem nióbio, lítio, cobalto, grafite, cobre, urânio e terras raras, essenciais para a produção de chips, veículos elétricos e equipamentos de defesa. O Brasil possui uma das maiores reservas desses recursos no mundo, ficando atrás apenas da China, líder na cadeia global de refino. Contudo, Jungmann destacou que qualquer acordo sobre esses minerais é de responsabilidade exclusiva do governo brasileiro, já que pertencem à União. “É assunto privativo do governo”, afirmou ao Poder360. O Ibram, que representa empresas privadas de mineração, não tem autoridade para negociar tratados internacionais.

A aproximação ocorre em um momento de tensão comercial, com os EUA prestes a impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados a partir de 1º de agosto.

ALCKMIN COMENTA POSSIBILIDADES

Questionado por jornalistas sobre um possível acordo com os EUA envolvendo minerais críticos, o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), indicou que há uma “pauta muito longa que pode ser explorada” e que as negociações podem avançar. Ele destacou o diálogo com setores exportadores, incluindo o minerário, que representa apenas 3% das exportações brasileiras para os EUA, mas importa mais de 20% em máquinas e equipamentos, evidenciando um “enorme superavit [dos EUA] na balança comercial brasileira”, conforme declarou.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro confirma presença no São João de Cruz das Almas
Senador e pré-candidato à Presidência vai participar da tradicional festa junina no Recôncavo baiano
Caiado elogia Renan Santos e se diz aberto a diálogo sobre aliança
Ex-governador de Goiás elogia articulação do rival e sinaliza conversa sobre possível composição na disputa presidencial de 2026
Celso Amorim defende regulação das big techs pelo Estado
Assessor especial de Lula liga resiliência cibernética à soberania nacional e defende uso ético da tecnologia durante evento no Rio
Angelo Coronel critica postura de Rui Costa sobre incidente aéreo com ACM Neto
Senador baiano considera inadequada a reação do petista e defende respeito mútuo na pré-campanha
Filipe Barros atuou para beneficiar Banco Master e pressionar BC, diz reportagem
Deputado do PL-PR apresentou projeto de lei e requerimentos na Câmara durante tentativa de venda da instituição ao BRB; parlamentar nega irregularidades
Lula lidera com 49% contra 43% de Flávio Bolsonaro em simulação de segundo turno
Pesquisa Nexus/BTG mostra vantagem numérica do presidente; cenário segue apertado dentro da margem de erro
Carregando..