Dino segue Moraes e vota por pena de 9 anos de prisão a Jefferson

Ministros votam pela punição do ex-deputado, que cumpre pena em regime fechado por incitação a crimes e ataques aos Poderes
Por: Brado Jornal 10.dez.2024 às 11h57
Dino segue Moraes e vota por pena de 9 anos de prisão a Jefferson
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Em continuidade ao julgamento do ex-deputado federal Roberto Jefferson, o ministro Flávio Dino, o segundo a votar, acompanhou integralmente o relatório do ministro Alexandre de Moraes, que defendeu a condenação do ex-parlamentar a nove anos, um mês e cinco dias de prisão. A decisão prevê que a pena seja cumprida, inicialmente, em regime fechado, com um ano, cinco meses e 15 dias de detenção, seguido por sete anos, sete meses e 20 dias de reclusão.

Os votos dos ministros serão registrados no sistema da Corte até a próxima sexta-feira (13/12). Jefferson, atualmente preso no Hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro, foi internado após um acidente na cela em junho de 2023 e permanece sob acompanhamento médico.

O relator, Alexandre de Moraes, também propôs que o ex-deputado pague uma multa de 120 dias, no valor diário equivalente a cinco salários mínimos, totalizando cerca de R$ 200 mil, por danos morais coletivos.

A ação penal contra Jefferson é fruto de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) em junho de 2022, que o acusa de incitar a invasão do Senado e a agressão a senadores, além de sugerir a explosão do prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-parlamentar também foi denunciado por calúnia e homofobia, após fazer declarações ofensivas contra o presidente do Senado e membros da comunidade LGBTQIA+.

Roberto Jefferson foi preso em 2023 após resistir à ordem de prisão, utilizando granadas e disparando contra policiais federais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado Alan Sanches morre aos 58 anos vítima de infarto fulminante
Político baiano, médico ortopedista e líder da oposição na Alba, deixa legado na Câmara de Salvador e na Assembleia Legislativa; família inclui o vereador Duda Sanches
Gilmar Mendes nega habeas corpus para prisão domiciliar de Bolsonaro
Ministro do STF rejeita pedido por inadmissibilidade, já que não foi impetrado pela defesa técnica do ex-presidente
Menino de quatro anos é salvo por policiais após cabeça ficar presa em pneu de caminhão na Bahia
Criança brincava de esconde-esconde em Luís Eduardo Magalhães quando incidente ocorreu e PM foi acionada para resgate sem ferimentos
Morre o jornalista Erlan Bastos aos 32 anos no Piauí
Profissional era conhecido por cobertura política e cultural; causa da morte foi tuberculose peritoneal
Elon Musk pede indenização de até US$ 134 bilhões da OpenAI e da Microsoft
Bilionário alega ganhos indevidos com base em contribuições iniciais à startup de IA que cofundou; processo vai a julgamento em abril na Califórnia
Duda Sanches emociona ao homenagear pai Alan Sanches: “Meu pai foi o homem que me ensinou a viver”
Vereador de Salvador destaca valores, legado médico e político do deputado estadual falecido aos 58 anos; velório na ALBA e sepultamento no Jardim da Saudade
Carregando..