TCE-CE aprova indicação de esposa de ministro para cargo vitalício

Onélia Santana é aprovada pela CCJ da Assembleia Legislativa, mas ainda precisa passar por votação do plenário
Por: Brado Jornal 13.dez.2024 às 10h39
TCE-CE aprova indicação de esposa de ministro para cargo vitalício
Reprodução/X

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta quinta-feira (12), a indicação de Onélia Santana, esposa do ministro da Educação, Camilo Santana, para uma vaga vitalícia no Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE). A aprovação foi realizada em uma votação secreta, com um placar de 7 a 2. No entanto, a decisão ainda precisa passar pelo plenário da Assembleia, o que pode ocorrer já nesta sexta-feira (13).

Com uma remuneração mensal de R$ 39.717,69, o cargo no TCE-CE é vitalício e tem gerado críticas da oposição, que questiona a nomeação de Onélia para o cargo, ainda mais pelo fato de a sabatina ter sido realizada de forma restrita à imprensa e sem transmissão ao vivo. Deputados como Carmelo Neto (PL) e Sargento Reginauro (União) se manifestaram contra a falta de transparência e anunciaram que irão solicitar a publicação integral da gravação da sessão de sabatina.

"Hoje, o nome da esposa de mais um ministro de Lula foi aprovado por uma CCJ para um tribunal de contas, claro, com o meu voto contrário. Quero registrar que o nosso mandato vai solicitar que a gravação da sessão de sabatina seja publicada, em sua integralidade, nos canais de comunicação da Alece. O povo merece respeito", escreveu Carmelo Neto em sua conta na rede social X.

O relator da indicação, o deputado Romeu Aldigueri (PDT), defendeu a nomeação, afirmando que Onélia Santana cumpre todos os requisitos legais e que sua indicação representa um marco na equidade de gênero no Tribunal de Contas, já que, se aprovada, será a terceira mulher a compor a Corte de Contas cearense.

Onélia Santana: Experiência e polêmicas

Onélia Santana, psicopedagoga de formação, ocupa desde abril de 2022 o cargo de secretária estadual de Proteção Social do Ceará. Ela possui doutorado em Ciências da Saúde, MBA em Administração Pública e experiência na gestão pública, o que, segundo seus defensores, a qualifica para o cargo. Caso sua indicação seja aprovada, Onélia será a quinta esposa de um ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a assumir uma vaga em tribunais de contas no Brasil.

A indicação de Onélia tem gerado divisões entre os parlamentares cearenses, com defensores que destacam seu currículo acadêmico e experiência em gestão pública, enquanto a oposição vê a nomeação como mais uma estratégia política para garantir cargos em tribunais de contas no país. Em um cenário em que a transparência e a equidade de processos são cada vez mais cobradas pela sociedade, a falta de divulgação e a restrição de acesso à sabatina intensificaram as críticas ao processo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Janja causa mal-estar em reunião com Xi Jinping ao criticar TikTok
De acordo com um ministro presente, o assunto e a iniciativa de Janja surpreenderam a todos, sendo descritos como inadequados.
Palhaçada! Senador Cleitinho interrompe CPI das bets para pedir selfie à Virgínia Fonseca
Enquanto o “jogo do tigrinho” destrói vidas e leva brasileiros ao fundo do poço, Cleitinho transforma a CPI em um circo de bajulação e desrespeito.
Virginia Fonseca depõe na CPI das Bets e esclarece vínculo com apostas
Virginia, que possui mais de 53 milhões de seguidores, foi convocada como testemunha, não como investigada
Novo partido Missão, do MBL, será lançado em congresso em Salvador
A segurança pública será uma das prioridades do Missão, inspirada na política de endurecimento de Nayibe Bukele em El Salvador
Carregando..