Senadores pedem autorização ao STF para visitar Braga Netto na prisão

Mourão e Marinho buscam averiguar as condições de detenção do ex-ministro, preso sob acusação de obstrução de Justiça e envolvimento em esquema para prender Moraes.
Por: Brado Jornal 18.dez.2024 às 10h27
Senadores pedem autorização ao STF para visitar Braga Netto na prisão
Reprodução

Os senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Rogério Marinho (PL-RN) solicitam autorização ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que um grupo de parlamentares possa visitar o general da reserva Walter Braga Netto, detido na 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar, no Rio de Janeiro, desde o último sábado (14).

Mourão confirmou a iniciativa em entrevista ao jornal O Globo, nesta terça-feira (17), afirmando que está preparando o pedido formal ao STF, com o objetivo de usar a prerrogativa parlamentar para verificar as condições da prisão do ex-ministro. Braga Netto foi preso pela Polícia Federal (PF) sob a acusação de obstrução de Justiça. A prisão foi autorizada por Moraes, após o general ser acusado de acessar informações sigilosas da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

De acordo com a PF, a delação de Cid revelou que Braga Netto teria repassado dinheiro, disfarçado em uma sacola de vinho, para a realização de uma operação destinada a prender ou matar o próprio ministro Alexandre de Moraes. O general já havia sido indiciado pela PF por sua suposta participação em um plano para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sendo acusado de crimes como organização criminosa e tentativa de golpe de Estado.

A prisão de Braga Netto tem gerado forte reação entre parlamentares da oposição e juristas, que questionam sua legalidade. Eles argumentam que não há indícios concretos de obstrução das investigações, o que tornaria a prisão preventiva ilegal.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, relatou ao presidente Lula, em reunião nesta terça-feira, que o clima dentro do Exército é de constrangimento após a detenção do general. Múcio, que se encontrou com Lula em São Paulo, também comentou sobre o impacto da prisão nas Forças Armadas.

Enquanto isso, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) exigiu informações sobre as condições do local onde Braga Netto está detido, destacando a hierarquia militar do general, que é um oficial de quatro estrelas, em comparação com os outros presos de patentes inferiores. O deputado Ricardo Salles (Novo-SP), por sua vez, sugeriu que a prisão do general teria o intuito de causar constrangimento à instituição militar, com o objetivo de enviar um recado a outros militares de alta patente, como o general Augusto Heleno.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gilmar Mendes nega habeas corpus para prisão domiciliar de Bolsonaro
Ministro do STF rejeita pedido por inadmissibilidade, já que não foi impetrado pela defesa técnica do ex-presidente
Duda Sanches emociona ao homenagear pai Alan Sanches: “Meu pai foi o homem que me ensinou a viver”
Vereador de Salvador destaca valores, legado médico e político do deputado estadual falecido aos 58 anos; velório na ALBA e sepultamento no Jardim da Saudade
Deputado Alan Sanches morre aos 58 anos vítima de infarto fulminante
Político baiano, médico ortopedista e líder da oposição na Alba, deixa legado na Câmara de Salvador e na Assembleia Legislativa; família inclui o vereador Duda Sanches
Carregando..