Senado aprova projeto de cortes no pacote fiscal do governo

Medida cria gatilhos para controlar gastos e abre caminho para uso de fundos públicos na redução da dívida
Por: Brado Jornal 20.dez.2024 às 07h23
Senado aprova projeto de cortes no pacote fiscal do governo
Edilson Rodrigues/Agência Brasil

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (19) uma das principais propostas do pacote de medidas de corte de gastos apresentado pelo governo federal para equilibrar as contas públicas. O texto, que passou com 72 votos favoráveis e apenas um contrário, agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A proposta estabelece "gatilhos" para conter o crescimento de benefícios fiscais e despesas com pessoal sempre que o resultado das contas públicas for negativo. O único voto contrário foi do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Entre os pontos aprovados, o Congresso decidiu revogar a recriação do DPVAT — agora chamado de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT).

Outra medida incluída no texto autoriza o congelamento de até 15% das emendas parlamentares não impositivas, cujo pagamento não é obrigatório. Esse mecanismo também permite que o governo utilize saldos de fundos nacionais para abater a dívida pública.

As emendas parlamentares obrigatórias, como as individuais e de bancada, seguem protegidas de cortes. No entanto, até 15% das emendas de comissões, que não são de pagamento obrigatório, poderão ser bloqueadas caso seja necessário ajustar despesas para atender às regras do arcabouço fiscal.

O projeto faz parte de um pacote mais amplo apresentado pelo Ministério da Fazenda, que inclui outras três propostas em tramitação no Congresso. O governo estima que a totalidade das medidas pode gerar uma economia de R$ 375 bilhões até 2030.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado Capitão Alden propõe CPI para investigar contratos do Consórcio Nordeste
Se aprovada, a CPI terá 26 titulares e 26 suplentes, com 120 dias iniciais para concluir as investigações
Insegurança pública sob governo Jerônimo Rodrigues impede manutenção de internet, aponta caso de Pedro Valente
Ao buscar a ouvidoria da Tim, Pedro foi atendido por um robô que informou que seu protocolo segue em análise, sem previsão de solução
União da Indústria Audiovisual Brasileira pressiona por regulamentação de streaming
O movimento destaca que o setor audiovisual brasileiro movimenta R$ 24,5 bilhões em 2021, equivalente a 0,46% do PIB, e gera cerca de 657 mil empregos diretos e indiretos.
Carregando..