Bolsonaro apresenta e-mail como convite oficial para posse de Trump, mas depende de autorização de Moraes para viajar

Ex-presidente solicita liberação do passaporte para participar da cerimônia em Washington, com compromisso de cumprir restrições impostas pela Justiça
Por: Brado Jornal 14.jan.2025 às 09h40
Bolsonaro apresenta e-mail como convite oficial para posse de Trump, mas depende de autorização de Moraes para viajar
Marcello Casal/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informou nesta segunda-feira (13) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que recebeu um convite formal por e-mail para participar da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 20 de janeiro, em Washington. O ex-presidente, que está com o passaporte retido por decisão de Moraes, solicitou autorização para viajar, apresentando o convite como documentação oficial.

O ministro do STF havia exigido que Bolsonaro comprovasse sua inclusão na lista de convidados para o evento. Em resposta, a defesa de Bolsonaro apresentou um e-mail enviado pelo "correio eletrônico oficial" do cerimonial de Trump, com o domínio “t47inaugural.com”, e uma tradução juramentada da mensagem. No convite, assinado pelo Comitê de Posse de Trump, é estendido ao ex-presidente o convite para a cerimônia e o baile inaugural no dia 20 de janeiro.

Apesar da apresentação do e-mail, Moraes ainda questionou a autenticidade da correspondência, pois o convite havia sido enviado a Eduardo Bolsonaro por um endereço não identificado, sem detalhamento sobre o horário ou programação do evento. A defesa do ex-presidente argumentou que, devido à gravidade das consequências de possíveis omissões ou mentiras, a boa-fé da informação é garantida.

A solicitação de Bolsonaro para viajar aos EUA ocorre em meio a investigações no Brasil relacionadas aos atos de 8 de janeiro, que o incluem como alvo da Operação Tempus Veritatis da Polícia Federal. O passaporte de Bolsonaro foi retido desde fevereiro de 2024 como medida cautelar no caso.

Caso o STF autorize a viagem, a defesa de Bolsonaro se comprometeu a cumprir restrições, como fornecer comprovantes de ida e volta e manter a comunicação sobre sua agenda. Em um pedido anterior, Bolsonaro já havia tentado obter o passaporte para viajar a Israel, mas a solicitação foi negada por Moraes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula pressiona Jaques Wagner a renunciar à liderança no Senado
Presidente considera insustentável a permanência do senador baiano no cargo e articula saída voluntária para evitar desgaste no governo
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
Glauber Braga critica explicação de Jaques Wagner como “inconcebível”
Deputado do Psol reage à entrevista do senador petista após operação da PF que encontrou dinheiro e tratativas sobre imóvel ligado a ex-sócio do Banco Master
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Carregando..