Lula deseja um governo "profícuo" de Trump e reforça compromisso com a diplomacia

Durante reunião ministerial, presidente destaca a importância de relações harmoniosas com EUA, China, Venezuela e outras potências globais
Por: Brado Jornal 20.jan.2025 às 10h30
Lula deseja um governo
Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (20.jan.2025) que torce para que o novo governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, seja "profícuo" e que o país continue sendo um parceiro histórico do Brasil. Em um discurso durante a primeira reunião ministerial do ano, Lula expressou seu desejo de que a administração de Trump, eleito presidente, seja benéfica para o povo americano e mantenha a parceria tradicional entre os dois países.

"Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problemas nas democracias mundiais. O Trump foi eleito para governar os EUA, e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícuo para o povo americano melhorar, para os americanos continuarem a ser o parceiro histórico que são do Brasil", declarou o presidente.

Lula também enfatizou a postura do Brasil em relação às grandes potências globais, destacando que o país busca uma política externa pacífica e sem conflitos. "Nós não queremos briga nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com China, nem com a Índia, nem com a Rússia. Queremos paz, queremos harmonia. Queremos uma relação onde a diplomacia seja a coisa mais importante e não a desavença, e não a encrenca", afirmou.

Ao falar sobre os desafios do seu terceiro mandato, Lula reiterou sua intenção de garantir que o Brasil continue no caminho da democracia e se distancie de movimentos autoritários. "Precisamos deixar, em alto e bom som, que queremos eleger um governo para continuar o processo democrático desse país. Nós não queremos entregar esse país de volta ao neofascismo, ao neonazismo e ao autoritarismo", disse.

Durante a reunião ministerial, que acontece na Granja do Torto, em Brasília, Lula e seus ministros discutiram a agenda do governo para os próximos dois anos, enquanto se prepara para realizar uma das maiores reformas ministeriais do mandato. As mudanças na Esplanada são aguardadas para depois das eleições para a presidência da Câmara e do Senado, marcadas para 1º de fevereiro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula é elogiado por Adolpho Loyola por resposta ao tarifaço de Trump
Secretário da Bahia destaca soberania nacional em medida de reciprocidade
Senador Flávio Bolsonaro anuncia novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Motivação inclui medidas contra Eduardo e Jair Bolsonaro
Lula defende democracia e alerta para riscos do extremismo
Presidente compara contexto atual à ascensão de Hitler e destaca importância de respeitar escolhas populares
Documentos sigilosos sobre Martin Luther King Jr. são liberados pelo governo Trump
Filhos do líder dos direitos civis planejam analisar arquivos recém-divulgados
Tulsi Gabbard acusa Obama de conspirar contra Trump
Diretora de Inteligência Nacional alega manipulação de provas sobre interferência russa nas eleições de 2016
Carregando..