Governo Lula pede sigilo à Espanha em processo de extradição de Oswaldo Eustáquio

Solicitação ocorre após parecer do Ministério Público espanhol contra envio do bolsonarista ao Brasil; decisão final será tomada por juízes europeus
Por: Brado Jornal 09.abr.2025 às 07h41
Governo Lula pede sigilo à Espanha em processo de extradição de Oswaldo Eustáquio
Reprodução/Instagram

O governo brasileiro pediu sigilo ao governo da Espanha no processo que analisa o pedido de extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio, que reside em Madri desde 2023. O pedido foi feito por meio de um ofício da Embaixada do Brasil à chancelaria espanhola após o Ministério Público da Espanha se manifestar contra a extradição, alegando que os atos atribuídos a Eustáquio são protegidos pela liberdade de expressão, segundo a legislação local.

A solicitação de caráter "reservado" e "urgente" também pede que um representante da Advocacia-Geral da União (AGU) participe da audiência que definirá o futuro de Eustáquio. A decisão caberá a três juízes da Audiência Nacional espanhola, e há expectativa de que sigam a posição do Ministério Público.

“Essa missão diplomática roga encarecidamente a colaboração para garantir que a informação tramite de forma sigilosa, tendo em conta a importância e a sensibilidade do caso para o governo brasileiro”, diz o ofício obtido pela imprensa.


Governo teme nova derrota internacional

O esforço do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Ricardo Lewandowski, e da AGU, chefiada por Jorge Messias, visa evitar uma segunda derrota diplomática. Em 2023, os Estados Unidos rejeitaram o pedido de extradição do também bolsonarista Allan dos Santos, alegando razões semelhantes: ausência de dupla incriminação, requisito jurídico internacional para esse tipo de processo.


Acusações contra Eustáquio

No Brasil, Oswaldo Eustáquio é alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no contexto dos inquéritos sobre a tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A acusação enviada pelo Brasil à Espanha aponta que Eustáquio usou perfis nas redes sociais, inclusive o da filha, para intimidar autoridades da Polícia Federal, divulgando dados pessoais e atacando familiares de investigadores envolvidos em apurações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Ministério Público espanhol, no entanto, declarou que tais ações, embora controvertidas, não configuram crime na legislação espanhola, e por isso não se justificaria a extradição.

“Na legislação espanhola vigente, os fatos não constituiriam crime, pois são protegidos pela liberdade de expressão”, afirma parecer da Promotoria.

Eustáquio também solicitou asilo político ao governo espanhol, o que pode reforçar sua permanência no país europeu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro sinaliza aproximação com MDB na Agrishow
Senador pré-candidato à Presidência destaca proximidade com legendas de centro e elogia quadros do partido em evento do agronegócio
Mais de 70 torcedores da Bamor são levados à delegacia com armas e explosivos
Policiais abordam grupo da organizada do Bahia antes de jogo contra o Santos e apreendem materiais perigosos na Boca do Rio.
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados no segundo turno, aponta pesquisa Nexus
Levantamento do BTG Pactual indica leve vantagem do petista, que lidera na maioria dos cenários de primeiro turno
Maíra Cardi pede orações pela filha internada nos EUA com bronquiolite
Influenciadora desabafa sobre susto com a bebê Eloah durante viagem e pede apoio dos seguidores
Aliança com Marabá reforça candidatura de ACM Neto
Na última sexta-feira (24), o pré-candidato ao governo do Estado, ACM Neto (UB), foi recebido pelo prefeito Junior Mará (PP) em Luís Eduardo Magalhães, para um almoço que selou o importante apoio na região Oeste da Bahia.
Rui Costa elogia aposta de Lula no agronegócio e compara com governo anterior
Ex-governador destaca volume de recursos e defende diálogo com setor durante lançamento de feira na Bahia
Carregando..