Marcelo Nilo reforça apoio a ACM Neto para 2026: "É o principal líder da oposição"

Em entrevista à Brado Rádio nesta quarta-feira (4), o ex-deputado estadual Marcelo Nilo (Republicanos) declarou apoio à pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia em 2026, afirmando ter “certeza” de que Neto será candidato
Por: Evelyn Santos 04.jun.2025 às 14h00
Marcelo Nilo reforça apoio a ACM Neto para 2026:
Foto: Júnior Paixão/ Brado Rádio

Em entrevista à Brado Rádio nesta quarta-feira (4), o ex-deputado estadual Marcelo Nilo (Republicanos) declarou apoio à pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia em 2026, afirmando ter “certeza” de que Neto será candidato. Nilo, no entanto, discordou da estratégia do ex-prefeito de Salvador de adiar o anúncio oficial de sua pré-candidatura para o final de 2025, embora tenha destacado que respeita a decisão. “Na política, ACM Neto é o líder natural da oposição”, afirmou, reforçando a influência de Neto no cenário político baiano.

Oposição se fortalece para 2026

As declarações de Nilo reforçam a estratégia da oposição para as eleições de 2026, com ACM Neto como principal nome para enfrentar o PT, que governa a Bahia desde 2007. Nilo, que rompeu com a base petista em 2022 e apoiou Neto na eleição daquele ano, reiterou sua aliança com o ex-prefeito. Em entrevista ao programa Se Ligue Bahia, da Itapoan FM, em janeiro de 2025, ele já havia sugerido uma chapa com Neto como candidato a governador, Zé Cocá (PP) como vice e ele próprio ao Senado, ao lado de Ângelo Coronel (PP).

A oposição capitaliza o desgaste do governo Jerônimo, que enfrenta críticas por aumento do endividamento estadual, com empréstimos aprovados na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ultrapassando R$ 10 bilhões desde 2023, segundo o jornal A Tarde. Apesar de avanços pontuais, como acordos com a China para a Bahiafarma, a gestão petista é questionada pela falta de resultados concretos em áreas prioritárias.

Contexto político e perspectivas

A entrevista de Nilo na Brado Rádio intensifica a polarização entre PT e oposição na Bahia. Enquanto Jerônimo busca consolidar apoios, como a recente parceria com o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo (União Brasil), anunciada em 30 de janeiro de 2025, a oposição, liderada por Neto, amplia sua articulação. Pesquisas recentes, como a do Instituto Paraná em março de 2025, apontam Neto com 45% das intenções de voto contra 32% de Jerônimo em um eventual segundo turno, sinalizando uma disputa acirrada.

As críticas de Nilo ao governo Lula e Jerônimo refletem o tom adotado pela oposição para enfraquecer a hegemonia petista, que enfrenta desafios para manter a popularidade de gestões anteriores de Jaques Wagner e Rui Costa. Com a eleição de 2026 se aproximando, o cenário político baiano promete embates intensos, com a oposição apostando no carisma de Neto e no desgaste do atual governo para retomar o Palácio de Ondina.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Zema critica postura de Eduardo Bolsonaro nos EUA e defende prioridade ao Brasil
Governador de Minas Gerais questiona articulações do deputado com governo Trump e reforça união da direita para 2026
Estados Unidos aceitam diálogo com Brasil na OMC sobre tarifas, mas mantêm exclusão por segurança nacional
Resposta dos EUA sinaliza abertura limitada para negociações
Câmara acelera votação de projeto contra adultização infantil
Proposta busca proteger crianças em plataformas digitais, mas enfrenta críticas de censura
Lula planeja dividir regulação das redes sociais em dois projetos
Propostas focam em proteção de usuários e aspectos econômicos, com envio ao Congresso previsto para a próxima semana
Estados Unidos intensificam pressão contra Maduro com envio de navios de guerra à Venezuela
Operação militar no Caribe visa combater narcotráfico e reforça acusações contra o presidente venezuelano
Estratégia da direita para 2026 começa a ser traçada por governadores e partidos
Encontro em Brasília define rumos eleitorais com Tarcísio de Freitas como possível unificador
Carregando..