Bolsonaro critica tarifa de Trump e diz que poderia negociar solução

Ex-presidente rejeita influência na decisão americana e culpa Lula pela crise
Por: Brado Jornal 16.jul.2025 às 07h52
Bolsonaro critica tarifa de Trump e diz que poderia negociar solução
Reuters
Em entrevista ao Poder360 na terça-feira (15.jul.2025), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se posicionou contra a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano). Bolsonaro negou qualquer envolvimento na decisão e afirmou que poderia ajudar a resolver a crise, mas está impedido de dialogar com Trump devido à retenção de seu passaporte pela Justiça brasileira desde fevereiro de 2024, em meio às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado, na qual é réu. “Eu sou contra, seria contra o tarifaço. Meu filho Eduardo seria contra também. [...] Acho que tenho o poder de resolver esse assunto – parte dele – mas tenho que ter liberdade de conversar com Trump. No momento, nem passaporte eu tenho”, declarou.

Bolsonaro destacou que, se pudesse viajar aos EUA, conversaria diretamente com Trump, acreditando que o líder americano apresentaria uma proposta ao Brasil. Ele mencionou que seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que reside nos EUA desde fevereiro e mantém contatos com grupos conservadores do Partido Republicano, não apoia a tarifa. “Ele [Eduardo] falou que é uma medida do governo [norte-americano] para pressionar o Lula aqui. [...] Ele tem trabalhado lá para que o Brasil volte à normalidade. Coisa que não teria liberdade aqui no Brasil. Se tivesse no Brasil falando o que está falando, já teria que estar numa prisão”, afirmou.

O ex-presidente atribuiu a tarifa às ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem acusou de provocar Trump e prejudicar a relação com os EUA. “O pessoal está insatisfeito com o que ele está fazendo. Só faz besteira. Provoca o americano o tempo todo. Se eu fosse o presidente da República, o acordo com os Estados Unidos teria sido já feito aos moldes da Argentina, onde 80% dos produtos não são taxados”, disse. Ele citou como provocações de Lula a defesa de moedas locais no comércio internacional, a oposição ao governo de Israel, e uma declaração sobre oferecer jabuticabas a Trump, afirmando: “É vira-lata, fuck you. Parece que para esse governo, o caos é importante”.

Bolsonaro também expressou gratidão a Trump, com quem disse ter tido um “excelente relacionamento” e planos para o Brasil na área de minérios. “Tenho profunda gratidão por ele. [...] Parece que estávamos até namorando”, declarou, mas destacou a imprevisibilidade do líder americano. Sobre a carta de Trump, que menciona o processo contra Bolsonaro no STF, ele evitou comentar diretamente, dizendo que não iria “dar palpite na vida” do presidente dos EUA.

Na semana passada, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tentou, sem sucesso, convencer ministros do STF a autorizarem Bolsonaro a viajar aos EUA para negociar com Trump, segundo a Folha de S. Paulo. Os ministros consideraram a proposta inviável.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Leo Prates lamenta morte de Alan Sanches e elogia dedicação ao serviço público
Deputado federal pelo PDT destaca postura humana, diálogo e legado do parlamentar baiano falecido aos 58 anos; manifesta solidariedade à família e amigos
O presidente Lula avalia convite para conselho de paz em Gaza proposto por Trump
Para ter mandato permanente no órgão, seria necessária contribuição de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,37 bilhões), conforme estatuto; brasileiro ainda não decidiu sobre adesão
Ex-ministro Raul Jungmann morre aos 73 anos após luta contra câncer de pâncreas
Político pernambucano, que ocupou pastas chave nos governos FHC e Temer, faleceu em Brasília; velório será reservado a pedido da família
Acordo Mercosul-UE impulsiona exportações brasileiras com tarifa zero
Indústria nacional ganha acesso ampliado ao mercado global e transição gradual para adaptação
Lula chama Erika Hilton de “ele” em evento e expõe hipocrisia da esquerda progressista
Presidente usa pronome masculino para se referir ao deputado trans ao falar de IA; aliados silenciam ou minimizam, enquanto casos semelhantes rendem processos e linchamentos contra opositores
Possível delação de Daniel Vorcaro ganha força e alarma mercado e classe política
Após nova fase da Operação Compliance Zero, hipótese de acordo premiado com o dono do Banco Master circula entre investigadores e pode expor conexões financeiras e políticas de alto impacto
Carregando..