Em vídeo publicado no Instagram neste sábado, 16 de agosto de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou o desejo de receber o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), no Palácio da Alvorada para mostrar o “Brasil verdadeiro” e dialogar. Enquanto plantava um pé de uva vitória na residência oficial, Lula criticou as tarifas de 50% impostas por Trump sobre produtos brasileiros em 9 de julho, afirmando que “não adianta taxar” a fruta.
“Estou plantando comida e não plantando violência e ódio. Espero que um dia a gente possa conversar com o presidente Trump para o senhor aprender a qualidade do povo brasileiro”, disse Lula no vídeo. Ele destacou a qualidade da uva brasileira, desenvolvida pela Embrapa, descrita como “uma das maiores empresas de tecnologia agrícola do mundo”.
Lula também convidou Trump para visitar o Alvorada: “Aproveito este sábado, que estou plantando o pé de uva Vitória aqui no Palácio da Alvorada, um lugar que eu espero que um dia você possa visitar, e que a gente possa conversar, para que você conheça o Brasil verdadeiro”. Ele descreveu o Brasil como um país acolhedor: “O Brasil do povo que gosta de samba, que gosta de Carnaval, que gosta de futebol, que gosta do Estados Unidos, que gosta da China, que gosta da Rússia, que gosta do Uruguai, que gosta da Venezuela. Nós gostamos de todo mundo”.
Apesar das críticas às tarifas, Lula enviou uma carta a Trump convidando-o para a COP30, Conferência do Clima da ONU, que ocorrerá em novembro em Belém (PA). Essa foi a primeira tentativa de aproximação do governo petista com o presidente norte-americano desde o início de sua nova administração, em 20 de janeiro.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...