Durante o 24º Fórum Empresarial do Lide, realizado nesta sexta-feira (22.ago.2025) no Rio de Janeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça destacou a importância do Estado de Direito, enfatizando que o Judiciário deve evitar interferências nos outros Poderes e garantir a liberdade de expressão. “Um juiz deve ser reconhecido pelo respeito que inspira, não pelo medo. Suas decisões precisam promover paz social, estabilidade e segurança, nunca caos ou incerteza”, afirmou. Ele também defendeu que políticos devem agir pelo bem comum, não por interesses pessoais.
Mendonça criticou o ativismo judicial, recebendo aplausos ao declarar que “o Judiciário não pode ter a primeira nem a última palavra” em um Estado de Direito. Para ele, o papel do Judiciário não é inovar ou criar leis, mas assegurar previsibilidade. “O ativismo judicial sugere, implicitamente, uma supremacia do Judiciário sobre os outros Poderes, o que é incompatível com a democracia”, disse. Ele também reforçou a importância da liberdade de expressão, afirmando que “sem liberdade de opinião, a democracia não existe” e que as pessoas devem se expressar sem temor de censura ou exposição indevida de suas comunicações privadas.
A fala ocorre após a divulgação de mensagens trocadas entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Mendonça, que não mencionou outros ministros, foi aplaudido de pé ao final de sua apresentação de 20 minutos.
Fórum Empresarial do Lide
O evento, sediado no Hotel Fairmont, contou com quatro painéis e a participação de líderes políticos e empresariais. Além de Mendonça, que abriu a conferência às 9h30, o fórum incluiu expositores como Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP), Antônio Rueda (União Brasil) e o ministro Alexandre de Moraes (STF), que encerra o evento. Oito governadores estiveram presentes: Cláudio Castro (PL-RJ), Gladson Cameli (PP-AC), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Wanderley Barbosa (Republicanos-TO), Paulo Dantas (MDB-AL), Renato Casagrande (PSB-ES), Romeu Zema (Novo-MG) e Fátima Bezerra (PT-RN). O encerramento será conduzido por João Doria Neto, Luiz Fernando Furlan e João Doria. A programação completa está disponível em PDF (11 MB).
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...