O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu à sentença imposta ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), descrevendo-se como "decepcionado" e "surpreso" com o veredicto. Em declarações feitas nesta quinta-feira (11), Trump elogiou Bolsonaro, chamando-o de "bom homem" e destacando sua atuação como "bom presidente".
A condenação de Bolsonaro ocorreu na 1ª Turma do STF, por voto de 4 a 1, sob acusação de tentativa de golpe de Estado. Trump, que acompanhou o processo judicial, comparou o caso àquilo que considera tentativas frustradas de prejudicá-lo politicamente nos EUA.
As falas foram proferidas no jardim da Casa Branca, antes de Trump seguir para Nova York, onde assistiria a um jogo do New York Yankees data que coincide com os 24 anos dos ataques de 11 de setembro de 2001.
“Eu assisti ao julgamento. Eu o conheço muito bem. Acho que ele foi um bom presidente do Brasil e é muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram.”
Trump também afirmou: “Só posso dizer o seguinte: eu o conheci [Bolsonaro] como presidente do Brasil, ele era um bom homem, e não vejo como isso pode ter acontecido.”
Questionado sobre possíveis sanções comerciais adicionais contra o Brasil – que já enfrenta tarifa de 50% sobre seus produtos exportados aos EUA –, Trump não se manifestou a respeito.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...