PUC-RS cancela evento de Eduardo Bueno após polêmica sobre morte de Charlie Kirk

No sábado (13.set), outro compromisso do escritor foi suspenso na Livraria da Travessa, também na capital gaúcha, em uma decisão conjunta com o estabelecimento.
Por: Brado Jornal 14.set.2025 às 11h41
PUC-RS cancela evento de Eduardo Bueno após polêmica sobre morte de Charlie Kirk

Após Eduardo Bueno celebrar a morte do ativista americano Charlie Kirk, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) decidiu rescindir o contrato para o espetáculo "Brasil: Pecado Capital com Eduardo Bueno". O show, organizado por empresas externas e fora da agenda oficial da instituição, ocorreria no domingo (14.set.2025), às 18h, no Salão de Atos Irmão Norberto Rauch, em Porto Alegre (RS).


No sábado (13.set), outro compromisso do escritor foi suspenso na Livraria da Travessa, também na capital gaúcha, em uma decisão conjunta com o estabelecimento. Bueno relatou que cerca de 600 bilhetes já haviam sido comercializados para a apresentação na PUC-RS.


Em comunicado divulgado na sexta-feira (12.set) via perfil no X, a universidade destacou seu apoio à liberdade de expressão, mas condenou qualquer declaração que atente contra a vida ou a dignidade das pessoas, enfatizando que isso não reflete sua identidade e princípios.


Bueno, por sua vez, divulgou uma nota de retratação no Instagram no sábado (13.set), admitindo "deslizes e excessos" provocados pelo ambiente das redes sociais. Ele defendeu que a PUC-RS exerceu legitimamente suas crenças como entidade conservadora e negou se tratar de censura. No texto, que descreveu como um "rosário de poréns", o autor acusou uma campanha articulada por figuras da extrema-direita para ofuscar a sentença contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete outros acusados por tentarem um golpe de Estado.


O escritor ainda mencionou que não apagou o vídeo inicial – a exclusão partiu do Instagram. Ele reprovou a rede por ignorar conteúdos de direita radical bem mais danosos e perigosos, referindo-se a Kirk como uma "criatura".



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Valdemar Costa Neto critica condenação de Jair Bolsonaro, mas defende respeito ao STF
“O Supremo tomou sua decisão, e temos que respeitá-la”, declarou.
Janja Lula da Silva revela fragilidades emocionais e quase abandona Brasília por críticas
“Eu quis arrumar minhas coisas, pegar minhas cachorras e ir embora para casa”, contou ela,
Jair Bolsonaro deixa prisão domiciliar para tratar lesões de pele em Brasília
O trajeto até o hospital foi feito com escolta da Polícia Penal do Distrito Federal, e o local contava com cerca de 20 policiais militares e federais,
Carregando..