Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil

Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”.
Por: Brado Jornal 13.nov.2025 às 14h26
Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil
Kuala Lampur, 26/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático - ASEAN. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Donald Trump, pressionado pela insatisfação crescente com o poder de compra nos Estados Unidos, sinalizou reduções em tarifas de importação, incluindo as aplicadas ao café brasileiro. O tema “affordability” – equivalente ao custo de vida ou capacidade de consumo – domina discursos políticos, reportagens e conversas cotidianas entre americanos, de elevadores a bares.


Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”. No dia seguinte, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, reforçou à mesma emissora que “anúncios substanciais” virão em breve para baratear itens como bananas e café, itens não produzidos localmente. “O povo americano começará a se sentir melhor”, garantiu.


As tarifas impostas por Trump – 50% sobre o Brasil, 20% sobre o Vietnã e 10% sobre a Colômbia, os três maiores exportadores de café aos EUA – somadas a condições climáticas adversas, elevaram os preços ao consumidor em cerca de 20% no último ano. A combinação agravou a percepção de crise econômica.


Uma pesquisa da CNN divulgada na semana passada mostrou que 61% dos americanos consideram as políticas de Trump responsáveis por piorar a economia – percentual superior aos 50-55% registrados na maior parte do governo Biden, que chegou no máximo a 58%.


O assunto ganhou destaque nas eleições recentes em Nova York, Nova Jersey e Virgínia, e foi central no shutdown mais longo da história americana. Após anos criticando democratas pela inflação, os eleitores agora direcionam a frustração aos republicanos no poder.


Embora circulem hipóteses sobre diplomacia brasileira, lobby empresarial e arrefecimento de tensões políticas após a condenação de Jair Bolsonaro (PL), a única motivação explicitada por Trump é doméstica: preservar sua imagem como gestor econômico eficiente.


Nesta quinta-feira (13), o chanceler Mauro Vieira se reunirá com o secretário de Estado, Marco Rubio, em Washington, em meio ao debate sobre como o governo republicano lidará com o alto custo de vida. A abertura para negociar com o Brasil reflete a urgência de Trump em não desperdiçar seu principal trunfo político: a economia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Recondução de Gonet à PGR é aprovada com margem estreita no Senado
Apoio apertado reflete perda de respaldo entre senadores opositores e tensões políticas na sabatina
Jorge Araújo assume vaga de deputado federal com nomeação de João Leão na Prefeitura de Salvador
A alteração também afeta a Câmara Municipal de Salvador, onde o suplente Sandro Bahiense (PP) retornará ao cargo no Legislativo local
Encontro inusitado na Casa Branca revela curiosidade de Trump sobre casamento sírio
Líder americano surpreende com presente e pergunta direta durante recepção ao presidente interino do país árabe
Lewandowski alerta que tratar facções como terroristas pode comprometer soberania do Brasil
Ministro critica relatório sobre PL e defende competências da PF
Haddad critica falta de expertise de Derrite em combate ao crime organizado e questiona urgência na aprovação do projeto Antifacção
Ministro da Fazenda aponta exclusão de Receita Federal e PF das discussões e defende maior integração entre órgãos
Operação Fake Agents avança com buscas a bancários suspeitos de fraudar FGTS de atletas
Advogada Joana Costa Prado Oliveira, apontada como líder do esquema, teve inscrição na OAB suspensa
Carregando..