Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil

Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”.
Por: Brado Jornal 13.nov.2025 às 14h26
Trump busca alívio no custo de vida e abre negociações tarifárias com o Brasil
Kuala Lampur, 26/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático - ASEAN. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Donald Trump, pressionado pela insatisfação crescente com o poder de compra nos Estados Unidos, sinalizou reduções em tarifas de importação, incluindo as aplicadas ao café brasileiro. O tema “affordability” – equivalente ao custo de vida ou capacidade de consumo – domina discursos políticos, reportagens e conversas cotidianas entre americanos, de elevadores a bares.


Na terça-feira (11), o presidente republicano anunciou à Fox News planos para importar mais café e cortar tarifas, prometendo soluções “rápidas e fáceis”. No dia seguinte, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, reforçou à mesma emissora que “anúncios substanciais” virão em breve para baratear itens como bananas e café, itens não produzidos localmente. “O povo americano começará a se sentir melhor”, garantiu.


As tarifas impostas por Trump – 50% sobre o Brasil, 20% sobre o Vietnã e 10% sobre a Colômbia, os três maiores exportadores de café aos EUA – somadas a condições climáticas adversas, elevaram os preços ao consumidor em cerca de 20% no último ano. A combinação agravou a percepção de crise econômica.


Uma pesquisa da CNN divulgada na semana passada mostrou que 61% dos americanos consideram as políticas de Trump responsáveis por piorar a economia – percentual superior aos 50-55% registrados na maior parte do governo Biden, que chegou no máximo a 58%.


O assunto ganhou destaque nas eleições recentes em Nova York, Nova Jersey e Virgínia, e foi central no shutdown mais longo da história americana. Após anos criticando democratas pela inflação, os eleitores agora direcionam a frustração aos republicanos no poder.


Embora circulem hipóteses sobre diplomacia brasileira, lobby empresarial e arrefecimento de tensões políticas após a condenação de Jair Bolsonaro (PL), a única motivação explicitada por Trump é doméstica: preservar sua imagem como gestor econômico eficiente.


Nesta quinta-feira (13), o chanceler Mauro Vieira se reunirá com o secretário de Estado, Marco Rubio, em Washington, em meio ao debate sobre como o governo republicano lidará com o alto custo de vida. A abertura para negociar com o Brasil reflete a urgência de Trump em não desperdiçar seu principal trunfo político: a economia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jaques Wagner defende chapa "puro-governador" para 2026
Senador petista aposta em composição com Jerônimo na reeleição e ele próprio e Rui Costa ao Senado; admite negociação com Angelo Coronel para evitar divisão no grupo
China rebate Trump e pede que EUA não usem outros países como pretexto no Ártico
Pequim defende atividades na região e critica justificativas americanas para controle da Groenlândia
Tensão interna e pressões políticas aceleram saída de Lewandowski da Justiça
Lewandowski assumiu a pasta em fevereiro de 2024 a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e permaneceu quase dois anos
Cara de pau: Jaques Wagner diz que Ponte Salvador-Itaparica deve operar até 2030
Senador atribui atraso à pandemia, alta de custos e aprovações do TCE e MP; novo decreto autoriza desapropriação em Vera Cruz para acessos viários
Otto Alencar consolida influência na Bahia com filho no TCE após nora no TCM
Família amplia presença em tribunais de contas com nomeações vitalícias e altos salários em meio a alianças políticas
Deputado aliado de Jerônimo duvida que chineses construam a Ponte Salvador-Itaparica
Félix Mendonça Júnior defende nova licitação internacional e critica contratos com empresas chinesas por falta de transparência e foco em lucros
Carregando..