Bolsonaro tem prisão preventiva decretada após tentar quebrar tornozeleira eletrônica

Segundo a decisão, o equipamento foi danificado às 0h08, evidenciando a intenção de fuga do ex-presidente.
Por: Brado Jornal 22.nov.2025 às 08h32
Bolsonaro tem prisão preventiva decretada após tentar quebrar tornozeleira eletrônica

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste sábado (22.nov.2025) a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) logo após o registro de violação intencional da tornozeleira eletrônica que ele usava em regime domiciliar.

Segundo a decisão, o equipamento foi danificado às 0h08, evidenciando a intenção de fuga do ex-presidente. A medida foi reforçada pelo risco de perturbação da ordem pública com a convocação de uma vigília feita na sexta-feira (21.nov) pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que pediu orações pela saúde do pai e afirmou que “venceremos as injustiças, as lutas e todas as perseguições” pela fé.

Trecho do despacho de Moraes:  

“O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a esta Suprema Corte a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico do réu Jair Messias Bolsonaro, às 0h08min do dia 22/11/2025. A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”.

Cerca de seis horas após o incidente, policiais federais retiraram Bolsonaro de sua residência em Brasília e o levaram para uma sala especial na Superintendência da PF na capital. Trata-se de medida cautelar, não do início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses aplicada em setembro por tentativa de golpe de Estado.

Linha do tempo do caso em 2025

- 18 de fevereiro: PGR denuncia Bolsonaro e outros 33 por tentativa de golpe após eleições de 2022 e atos do 8 de janeiro de 2023.  

- 4 de agosto: STF impõe prisão domiciliar com tornozeleira, suspeitando de obstrução com ajuda do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), residente nos EUA.  

- 11 de setembro: 1ª Turma do STF condena o ex-presidente e corréus, fixando pena de 27 anos e 3 meses.  

- 22 de novembro: Após tentativa de quebra da tornozeleira e convocação de ato por Flávio Bolsonaro, Moraes determina prisão preventiva e transferência imediata para a PF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bruno Reis rebate críticas do governo estadual sobre saúde
Prefeito de Salvador afirma que gestão municipal investe acima do mínimo constitucional e que população reconhece os avanços realizados.
Alexandre Ramagem critica a Polícia Federal após ser liberado nos Estados Unidos
O ex-parlamentar Alexandre Ramagem (PL-RJ) rebateu duramente o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e defendeu a legalidade de sua permanência em solo americano, após passar dois dias detido pelas autoridades migratórias.
Relator da CPI do Crime prevê prisão de ministros do STF
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) manifestou convicção de que a responsabilização penal de membros do Supremo Tribunal Federal ocorrerá em breve, dependendo apenas da disposição dos parlamentares em avançar.
Ônibus param de circular em Tancredo Neves após morte de policial civil
Investigador da Polícia Civil foi baleado na cabeça durante operação e não resistiu aos ferimentos.
Kleber Lucas é cotado para primeira suplência de Benedita da Silva ao Senado em 2026
Lideranças do PT no Rio de Janeiro articulam a entrada do cantor e pastor evangélico para ampliar o apelo da chapa junto ao eleitorado evangélico.
PF prende advogado de banco Master em nova fase de operação
Investigação apura esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.
Carregando..