Emenda de Eduardo Bolsonaro financia sofás no Ministério da Justiça

Governo Lula utiliza recursos de parlamentar cassado para adquirir móveis na Senasp
Por: Brado Redação 20.jan.2026 às 15h00
Emenda de Eduardo Bolsonaro financia sofás no Ministério da Justiça
Foto Lula Marques/ Agência Brasil

O governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, destinou emendas parlamentares apresentadas pelo ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à compra de sofás para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A aquisição ocorreu nas últimas semanas e integra uma licitação mais ampla de mobiliário.

De acordo com documentos oficiais, quatro dos seis sofás previstos no certame serão pagos com verbas oriundas das emendas do ex-parlamentar paulista. Os outros dois sofás contam com recursos indicados pelo deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB). Cada peça, do modelo executivo de dois lugares, custa R$ 3,2 mil.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública, uma das estruturas subordinadas ao ministério, receberá os móveis para suprir demandas e objetivos estratégicos da pasta. A execução das emendas de Eduardo Bolsonaro segue em linha com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema, conforme reforçado pelo governo.

No começo de dezembro, o ministro Flávio Dino determinou a proibição de o Executivo receber ou dar andamento a novas emendas apresentadas por Eduardo Bolsonaro e por Alexandre Ramagem (PL-SP), ambos cassados. A decisão se baseou no argumento de que os dois não exerciam mandato de forma legítima, uma vez que estavam residindo nos Estados Unidos, o que configuraria “mandato à distância”.

O caso tramita atualmente no plenário virtual do STF. Além do relator Flávio Dino, os ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia já votaram acompanhando o posicionamento inicial. O julgamento permanece aberto até o dia 6 de fevereiro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
CCJ aprova redução da maioridade penal para 16 anos em crimes graves
Comissão da Câmara dá aval à PEC que altera a Constituição, mas texto ainda precisa de análise de mérito e votações em plenário
Vorcaro isenta Moraes em nova proposta de delação
Ex-banqueiro sustenta que pagamentos ao escritório da esposa do ministro foram por serviços regulares e nega contrapartidas
Flávio Bolsonaro participa de feira agropecuária na Bahia
Pré-candidato do PL critica tributação federal e busca diálogo com o agronegócio baiano
Jerônimo nega atrasos na ponte Salvador-Itaparica
Governador afirma que prazos estão sendo cumpridos e ironiza críticas da oposição
Justiça limita acesso de deputados a áreas restritas de hospitais baianos
Decisão do TJ-BA obriga parlamentares a seguirem protocolos da Sesab em unidades estaduais, atendendo ação do governo Jerônimo Rodrigues
Denúncia de funcionário fantasma em Itapetinga: apenas 4 vereadores assinam CPI
Poucos parlamentares cobram explicações sobre fraudes na Prefeitura
Carregando..