Flávio Bolsonaro supera Lula em pesquisa

Senador lidera com 6,2 pontos percentuais de vantagem no segundo turno, conforme levantamento Futura/Apex
Por: Brado Redação 22.jan.2026 às 14h51
Flávio Bolsonaro supera Lula em pesquisa
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

De acordo com o levantamento realizado pela Futura/Apex e divulgado nesta quinta-feira (22 de janeiro de 2026), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições. O parlamentar registra 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% do atual chefe do Executivo, o que representa uma diferença de 6,2 pontos percentuais.

No primeiro turno, foram avaliados diversos cenários. Flávio Bolsonaro assume a liderança sobre Lula em três situações específicas, todas sem a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que já anunciou não disputar a Presidência em 2026 e manifestou apoio ao senador. Lula, por sua vez, fica em primeiro lugar quando há maior divisão de votos entre candidatos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesses casos, no entanto, considera-se empate técnico devido à margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A maior vantagem de Lula sobre Flávio chega a 3,7 pontos percentuais em um cenário que inclui Tarcísio, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG), Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (Democracia Cristã). Já em uma configuração sem empate técnico, Flávio lidera com 43,8% contra 38,7% de Lula, uma diferença de 5,1 pontos percentuais, considerando também Renan Santos e Eduardo Leite (PSD-RS).

Em simulações de segundo turno, Lula só obtém vitória contra Romeu Zema e Eduardo Leite. O presidente perde para Tarcísio de Freitas, Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado.

A pesquisa entrevistou 2.000 brasileiros entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2026, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08233/2026, com custo de R$ 160 mil, financiado por recursos próprios. A íntegra do documento está disponível em PDF (6 MB).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula escolhe QG próximo à sede do PT para campanha à reeleição
Comando da campanha presidencial ficará em Brasília, enquanto Haddad usará sede de 2022 em São Paulo
Glenda Varotto, conhecida como Espectro Cinza, deixa o MBL em comum acordo por questões pessoais
Influenciadora desmente rumores de desentendimentos internos envolvendo Gabriel Piauhy
Paolo Zampolli ofende brasileiras e gera nova polêmica como enviado de Trump
Empresário italiano, aliado próximo do presidente americano, acumula declarações controversas e histórico de disputas pessoais
Pré-candidato bolsonarista João Sastre, o “Gay de Direita”, propõe criação de Ministério da Diversidade a Flávio Bolsonaro
Declaração de candidato a deputado estadual por São Paulo gera reações nas redes
PT mira aliança com liberais no 8º congresso nacional
Partido discute tática eleitoral para 2026 e abre portas para setores liberais contra direita
ACM Neto ironiza fotos falsas da ponte Salvador-Itaparica
Ex-prefeito diz que só se engana quem quiser e critica uso de imagem da China por aliado de Jerônimo
Carregando..