Bruno Reis critica Rui Costa por anunciar candidatura sem consultar aliados

Prefeito diz que chapa governista foi definida pela imprensa e questiona futuro de Jerônimo Rodrigues
Por: Brado Redação 26.jan.2026 às 15h20
Bruno Reis critica Rui Costa por anunciar candidatura sem consultar aliados
Foto: Max Haack | Secom PMS

Durante a inauguração do viaduto José Linhares, na Avenida ACM, nesta segunda-feira, 26, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), manifestou forte desapontamento com a conduta do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Ele reprovou a maneira como Rui divulgou sua decisão de deixar o ministério em março para disputar uma vaga ao Senado pela Bahia.

Bruno destacou que, em entrevista concedida no último sábado, 24, em Maracás, no sudoeste do estado, o ex-governador revelou detalhes sobre sua saída do cargo e a formação da chapa governista sem qualquer contato prévio com os parceiros políticos. “Quem acompanhou as falas de Rui em Maracás percebeu que a composição da chapa já está decidida. Mais uma vez, os aliados foram comunicados pela imprensa, sem o mínimo de consideração ou respeito para uma conversa direta e pessoal”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo municipal também expressou dúvidas sobre a efetiva candidatura à reeleição do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele lembrou que circulavam informações de que o presidente Lula viria ao estado especificamente para endossar a permanência de Jerônimo na disputa pelo Palácio de Ondina, mas que, na prática, Lula não fez qualquer menção ao tema.

Bruno Reis foi além e acusou setores do próprio grupo governista de fomentarem instabilidade contra o governador. “São os aliados que conspiram contra Jerônimo. Eles tentam atribuir a nós a responsabilidade por essa incerteza, mas quem fica vestindo a carapuça são eles mesmos. Ficavam dizendo que ACM Neto não seria candidato e agora, a oito meses das eleições, temos um governador que eles próprios classificam como mediano, e ainda paira dúvida se ele vai ou não concorrer à reeleição”, concluiu o prefeito.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF apura malas sem fiscalização em voo com Hugo Motta e Ciro Nogueira
Presidente da Câmara e senador viajavam em jatinho de empresário de apostas online ao retornar de ilha caribenha.
Pesquisa Atlas/Bloomberg de abril de 2026 mostra Renan Santos com 5,3% no primeiro turno com Lula à frente
Pré-candidato do Partido Missão aparece em terceiro lugar em cenário com Flávio Bolsonaro, com destaque entre jovens de 16 a 24 anos, onde registra 22,4% das intenções de voto
PF identifica críticas de Monark a eleições e a Moraes em vídeos no TikTok
Relatório da corporação enviado ao STF destaca questionamentos do influenciador sobre urnas e decisões judiciais sem formalizar indiciamento
Caiado se diz agro raiz e reforça promessa de anistia ampla
Governador goiano critica políticos de ocasião durante visita à Agrishow e promete medida no primeiro dia de eventual mandato
ACM Neto lidera pesquisa Quaest para governo da Bahia
Ex-prefeito de Salvador aparece na frente do governador Jerônimo Rodrigues na primeira sondagem do ano realizada pelo instituto; petista busca reeleição
Alex Tanuri declara apoio a ACM Neto e cobra mudanças em Juazeiro
Vereador do PT no quinto mandato reforça críticas ao governo estadual e une forças com ex-prefeito de Salvador.
Carregando..