Moraes veta visitas de Valdemar e Magno Malta a Bolsonaro

Ministro cita riscos às investigações e tentativa irregular de acesso por parlamentar
Por: Brado Redação 29.jan.2026 às 15h15
Moraes veta visitas de Valdemar e Magno Malta a Bolsonaro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta quinta-feira (29 de janeiro de 2026) o pedido da defesa de Jair Bolsonaro para autorizar visitas do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e do senador Magno Malta (PL-ES) ao ex-presidente, que está preso na Papudinha, em Brasília.

Na decisão, Moraes destacou que as negativas se justificam por potenciais prejuízos às apurações em curso e por episódios disciplinares anteriores. Ele determinou ainda que as visitas permitidas ao custodiado ocorram exclusivamente aos sábados, visando preservar a segurança do sistema prisional.

Sobre o senador Magno Malta, o ministro mencionou tentativa de ingresso irregular na unidade em 17 de janeiro de 2026. De acordo com ofício do comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, Allenson Nascimento Lopes, o parlamentar tentou utilizar prerrogativas legislativas para entrar em área de segurança máxima sem permissão judicial. Malta permaneceu aproximadamente 30 minutos nas proximidades e deixou o local após ser informado de que qualquer visita depende de autorização expressa de Moraes.

Já no caso de Valdemar Costa Neto, a negativa se baseia no fato de ele ser investigado nos mesmos fatos imputados a Bolsonaro. A Primeira Turma do STF decidiu, em 21 de outubro de 2025, reabrir inquérito contra o dirigente partidário por suposta participação em ações para desacreditar as urnas eletrônicas no contexto de tentativa de golpe. A investigação apura crimes de organização criminosa e de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Moraes já havia barrado outro pedido de visita de Valdemar em outubro do ano passado, pelo mesmo motivo.

Apesar das restrições, o ministro autorizou a entrada de outros aliados de Bolsonaro na Papudinha. Entre os permitidos estão o líder da oposição na Câmara, Cabo Gilberto Silva (PL-PB), o deputado Hélio Negão (PL-RJ), o senador Wilder Moraes (PL-GO) e o empresário Nabhan Garcia. Moraes também deferiu assistência religiosa ao ex-presidente, autorizando o padre Paulo Silva a se somar ao bispo Robson Rodovalho e ao pastor e deputado distrital Thiago Manzoni (PL-DF), que já realizam atendimentos semanais.

Ainda nesta quinta-feira, Bolsonaro receberá a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre 11h e 13h. O encontro ocorre em momento decisivo para a direita, já que Tarcísio tem reafirmado apoio à pré-candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e descartado concorrência própria ao Planalto em 2026.

A autorização para a visita de Tarcísio foi concedida em 22 de janeiro, mesma data em que Moraes liberou o ministro do TCU Jorge Antônio de Oliveira Francisco para encontro na quarta-feira (28), no mesmo horário, e o senador Rogério Marinho (líder da oposição no Senado) para visita marcada em 4 de fevereiro, das 8h às 10h.

Bolsonaro permanece na Papudinha, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, desde 15 de janeiro de 2026, por determinação de Moraes, que avaliou a nova cela como mais adequada às condições do custodiado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Zanin recusa ordem para criar CPI do Master
Ministro do STF entende que não há prova de omissão da Presidência do Senado na análise dos pedidos sobre o Banco Master
Lula mira o eleitor brasileiro na ONU ao falar de bets, 6x1 e Pix
Na 10ª abertura da Assembleia Geral, o presidente mistura pauta internacional com bandeiras de campanha a 12 dias do 1º turno
Mendonça acusa Moraes de distorcer relatórios da PF
Ministro pede arquivamento e classifica os documentos como peças de inteligência sem valor de prova
Ex-defensor de Vorcaro lidera doações a Dirceu
Roberto Podval transferiu R$ 400 mil à campanha do petista e é sócio do candidato em escritório de advocacia
Wagner Alves concentra voto de opinião da direita e desafia hegemonia da esquerda de Conquista na ALBA
O paradoxo da cidade explica o peso da candidatura. Conquista já elegeu uma prefeita de direita e, em 2022, deu votação expressiva a ACM Neto, mas raramente transformou esse capital em cadeira própria na Assembleia.
Após Moraes se declarar impedido, Fux assume ação sobre visitas ao Senado
Novo sorteio nesta terça designa o ministro; o pedido inclui registros de Viviane Barci, Daniel Vorcaro, parentes de Lula e o Careca do INSS
Carregando..