Lula confirma saída de pelo menos 18 ministros para disputar as eleições

Presidente revela debandada no governo e garante que não vai nomear substitutos até o fim do mandato
Por: Brado Redação 31.mar.2026 às 16h56
Lula confirma saída de pelo menos 18 ministros para disputar as eleições
Fotos: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (31 de março de 2026) que pelo menos 18 ministros deixarão o governo federal nos próximos dias para disputar as eleições. A declaração foi feita durante reunião ministerial realizada no Palácio do Planalto.

De acordo com Lula, ao menos 14 ministros já comunicaram que se afastarão a partir de hoje. Ele ainda sinalizou que entre quatro e cinco outros podem pedir desligamento até quinta-feira à noite, antes do fim do prazo de desincompatibilização, marcado para sábado (4 de abril).

Na ocasião, o presidente citou diretamente os ministros Geraldo Alckmin (Indústria), Simone Tebet (Planejamento) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) como alguns dos que devem deixar os cargos para participar da disputa eleitoral.

Lula lembrou que, ao tomar posse, ampliou o número de ministérios de 23 para 38 pastas. Atualmente, o governo federal conta com 38 ministérios em atividade.

O chefe do Executivo reforçou que não pretende criar qualquer tipo de impedimento para ministros que desejem candidatar-se. “Eu não criaria objeção para que ninguém que quisesse ser candidato fosse impedido de se afastar. Porque é um direito legítimo”, afirmou.

Durante o discurso, Lula também criticou o atual momento da política brasileira. Ele lamentou a queda na qualidade do debate público e disse que, em diversos casos, a política se transformou em mero negócio.

“A política piorou muito. E em muitos casos a política virou negócio”, declarou.

Por fim, o presidente explicou que optou por não nomear substitutos para os ministros que estão saindo. A decisão visa garantir a continuidade dos trabalhos da máquina pública até o término do mandato. “Não tem novo programa de governo. A máquina está em andamento, ela tem que continuar andando”, concluiu Lula.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PRTB lança Pablo Marçal como candidato à Presidência mesmo com inelegibilidade até 2032
Partido protocola registro após liminar que autorizou filiação do empresário; Leonardo Avalanche assume a vice e Justiça Eleitoral ainda analisará o pedido
Carregando..