Alexandre Ramagem tem foto e ficha divulgadas pelo ICE após prisão

Ex-deputado federal, condenado pelo STF, aparece no sistema de custodiados da agência americana de imigração
Por: Brado Redação 14.abr.2026 às 17h17
Alexandre Ramagem tem foto e ficha divulgadas pelo ICE após prisão
Foto: Reprodução/ICE

O governo dos Estados Unidos tornou pública nesta terça-feira (14) a foto de registro policial e a ficha de custódia do ex-deputado federal Alexandre Ramagem. A imagem foi disponibilizada no site oficial do ICE (Agência de Imigração e Alfândega dos EUA), acompanhada de dados como idade, sexo, raça e local de detenção. O nome dele também foi incluído no sistema online de presos da instituição.

A prisão de Ramagem ocorreu na segunda-feira (13), em Orlando, na Flórida. As autoridades americanas informaram o fato às brasileiras ainda no mesmo dia. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, o ex-parlamentar é considerado foragido da Justiça do Brasil desde que deixou o país em 2025, após a condenação.

Ramagem ganhou visibilidade nacional como delegado da Polícia Federal, atuando na segurança do ex-presidente Jair Bolsonaro e chefiando a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele foi eleito deputado federal em 2022, mas teve o mandato cassado em 2025.

O Supremo Tribunal Federal determinou a cassação do mandato de Ramagem em setembro do ano passado, na sequência da condenação por tentativa de golpe. A prisão preventiva foi decretada em novembro de 2025, depois que ele já havia fugido para os Estados Unidos. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, informou que a corporação apura quem auxiliou Ramagem a sair do Brasil.

Na decisão do STF, a maioria dos ministros da Primeira Turma concluiu que Ramagem integrou uma organização criminosa que usava a estrutura da Abin para monitorar adversários políticos de Jair Bolsonaro e disseminar desinformação com o objetivo de promover uma ruptura institucional.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rubio classifica Nicarágua como ditadura após anúncio de Ortega
Diplomata americano defende direito do povo a eleições livres e convoca comunidade internacional a pressionar regime de Manágua; presidente descartou pleitos e prometeu barreiras legais contra opositores
Deputado critica Rui Costa por demora em obras na BR-324
Paulo Azi cobra promessas não cumpridas na rodovia e destaca fracasso da concessão iniciada em 2009
Flávio Bolsonaro volta a criticar urnas eletrônicas durante encontro com diplomatas
O senador e pré-candidato à Presidência (PL-RJ) levantou dúvidas sobre o sistema de votação durante encontro com diplomatas estrangeiros.
Renan Santos apresenta plano de governo com ênfase em segurança e equilíbrio fiscal
Candidato do Missão detalha propostas para combater facções, realizar reformas no Estado e substituir programas assistenciais por frentes de trabalho
Flávio conversa com Ciro Nogueira e marca encontro em última tentativa de aliança
Senador bolsonarista busca apoio da federação PP-União Brasil para sua pré-candidatura à Presidência e oferece vice
Real Time Big Data mostra Renan Santos em alta na corrida presidencial
Candidato do Partido Missão registra 9% das intenções de voto em levantamento nacional, com alta de três pontos percentuais
Carregando..