O governo dos Estados Unidos tornou pública nesta terça-feira (14) a foto de registro policial e a ficha de custódia do ex-deputado federal Alexandre Ramagem. A imagem foi disponibilizada no site oficial do ICE (Agência de Imigração e Alfândega dos EUA), acompanhada de dados como idade, sexo, raça e local de detenção. O nome dele também foi incluído no sistema online de presos da instituição.
A prisão de Ramagem ocorreu na segunda-feira (13), em Orlando, na Flórida. As autoridades americanas informaram o fato às brasileiras ainda no mesmo dia. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, o ex-parlamentar é considerado foragido da Justiça do Brasil desde que deixou o país em 2025, após a condenação.
Ramagem ganhou visibilidade nacional como delegado da Polícia Federal, atuando na segurança do ex-presidente Jair Bolsonaro e chefiando a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele foi eleito deputado federal em 2022, mas teve o mandato cassado em 2025.
O Supremo Tribunal Federal determinou a cassação do mandato de Ramagem em setembro do ano passado, na sequência da condenação por tentativa de golpe. A prisão preventiva foi decretada em novembro de 2025, depois que ele já havia fugido para os Estados Unidos. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, informou que a corporação apura quem auxiliou Ramagem a sair do Brasil.
Na decisão do STF, a maioria dos ministros da Primeira Turma concluiu que Ramagem integrou uma organização criminosa que usava a estrutura da Abin para monitorar adversários políticos de Jair Bolsonaro e disseminar desinformação com o objetivo de promover uma ruptura institucional.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...