Deputado baiano ex-bolsonarista coloca filho em alto cargo no governo Lula

Raimundo Costa (PSD) viabiliza nomeação de Rainan Costa como secretário-executivo adjunto no Ministério da Pesca e Aquicultura, com remuneração superior a R$ 27 mil.
Por: Brado Redação 28.abr.2026 às 16h44
Deputado baiano ex-bolsonarista coloca filho em alto cargo no governo Lula
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O deputado federal baiano Raimundo Costa, que já foi aliado de Jair Bolsonaro, garantiu uma posição de destaque para o filho Rainan Costa na administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nomeação ocorreu nesta terça-feira (28 de abril de 2026).

De acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Rainan assumiu o posto de secretário-executivo adjunto no Ministério da Pesca e Aquicultura. O salário do cargo comissionado chega a R$ 27.943,17, um dos mais elevados nesse tipo de função na Esplanada.

O ministério é controlado pelo PSD, legenda à qual Raimundo Costa se filiou há pouco tempo. Antes dessa promoção, Rainan já ocupava, desde 2023, o cargo de superintendente federal da Pesca e Aquicultura na Bahia. A ascensão no órgão ocorreu após o pai se aproximar do grupo político ligado ao atual governo.

Rainan Costa tem experiência anterior na política. Durante a gestão de Bolsonaro, ele atuou como secretário parlamentar no gabinete do deputado Vinicius Gurgel (PL-AP).

A trajetória da família ilustra uma mudança de lado: de apoio ao ex-presidente para cargos relevantes na gestão petista. A nomeação reforça o processo de aproximação do deputado baiano com o PSD e o governo federal.

A informação ganhou repercussão nas redes sociais e em veículos nacionais, destacando o pragmatismo político em um ano marcado por articulações para as eleições.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados no segundo turno, aponta pesquisa Nexus
Levantamento do BTG Pactual indica leve vantagem do petista, que lidera na maioria dos cenários de primeiro turno
Indicação de Jorge Messias ao STF registra avanço na CCJ do Senado
Mudanças na comissão garantem maioria favorável ao ministro da AGU indicado por Lula
Alex Tanuri declara apoio a ACM Neto e cobra mudanças em Juazeiro
Vereador do PT no quinto mandato reforça críticas ao governo estadual e une forças com ex-prefeito de Salvador.
Aliança com Marabá reforça candidatura de ACM Neto
Na última sexta-feira (24), o pré-candidato ao governo do Estado, ACM Neto (UB), foi recebido pelo prefeito Junior Mará (PP) em Luís Eduardo Magalhães, para um almoço que selou o importante apoio na região Oeste da Bahia.
PF apura malas sem fiscalização em voo com Hugo Motta e Ciro Nogueira
Presidente da Câmara e senador viajavam em jatinho de empresário de apostas online ao retornar de ilha caribenha.
Dosimetria retorna ao Congresso com provável derrota do governo
Oposição deve derrubar veto de Lula com folga na Câmara; no Senado, incerteza predomina.
Carregando..