Kim Kataguiri defende bomba atômica para o Brasil

Deputado do Missão afirma que domínio da tecnologia nuclear é questão de soberania e dissuasão
Por: Brado Redação 11.ago.2026 às 15h27
Kim Kataguiri defende bomba atômica para o Brasil
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) defendeu que o Brasil tenha capacidade de construir uma bomba atômica como forma de garantir soberania. A declaração foi feita no programa Frente a Frente, do Canal UOL.

O tema surgiu após questionamento sobre o plano de governo do candidato Renan Santos, registrado no TSE, que prevê o domínio completo do ciclo tecnológico nuclear e a autorização, por emenda constitucional, para que o país possua a arma.

“O Brasil precisa de uma bomba atômica. Para ter soberania. Estamos com medo de quem? Do mundo inteiro. Estamos em um momento de tensão, que já é uma política cada vez maior”, afirmou Kataguiri.

Ele argumentou que o país está sem capacidade de defesa e citou a guerra na Ucrânia como exemplo. Segundo o deputado, se a Ucrânia não tivesse aberto mão do arsenal nuclear após a dissolução da União Soviética, jamais teria sido invadida pela Rússia.

Questionado sobre o risco de estimular uma corrida armamentista na região, Kataguiri respondeu que ver os países do Mercosul armados seria positivo. “É ótimo esse cenário do Mercosul inteiro protegido com bomba atômica. Estados Unidos não vem pro Mercosul, China não vem, Rússia não vem. Quem não tem bomba atômica não tem soberania hoje no mundo.”

O parlamentar vinculou o debate à tecnologia nuclear e à energia. Para ele, as restrições ao enriquecimento de urânio e a acordos internacionais atrasam a pesquisa nacional. “Desenvolver uma bomba atômica e dominar a tecnologia nuclear de ponta a ponta não é só uma questão de defesa, mas também de desenvolvimento e de geração de energia limpa, renovável.”

Kataguiri também criticou a situação orçamentária das Forças Armadas, afirmando que o país perde pilotos para a aviação comercial e que caças ficam sem combustível para voar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mensagens apontam proximidade entre Vorcaro e Hugo Motta: “queria estar em Mônaco com você”
Diálogos no celular do ex-banqueiro falam de viagens, camarote e empréstimo de R$ 22 milhões à empresa da cunhada; deputado nega ilícito
Um em cada cinco deixa o ensino médio sem diploma no Brasil, diz OCDE
Relatório da OCDE mostra taxa de 20% de não conclusão dois anos após o prazo, acima da média internacional de 12%, com recuo na parcela de jovens adultos sem a etapa
Gilmar Mendes mantém quebra de sigilos de ex-assessora de Flávio Bolsonaro
Decisão vale para Danielle da Nóbrega na ação cível de improbidade sobre a rachadinha; defesa dizia que as provas já tinham sido anuladas
Brasil e Austrália vão ao intervalo em 2 a 2
Vanderson abre o placar, Circati e Metcalfe viram, e Raphinha empata de pênalti no Brisbane Stadium; Ancelotti usa 4-3-3, e Otávio quase entrega o terceiro
Zema diz que vai até o último minuto e descarta desistir da Presidência
Em Ipatinga, candidato do Novo fala em compromisso com o partido, comenta rumores sobre Nikolas e apresenta propostas de trabalho, STF e Petrobras
Lula informa que não vai participar do debate da Globo nesta quinta
Confirmados Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Augusto Cury e Romeu Zema; encontro começa às 21h30, após o Jornal Nacional
Carregando..