Fortaleza já ultrapassou Salvador no PIB; capital baiana despenca

Pois bem, a produção industrial de Salvador vem caindo há dois anos seguidos, seguindo a tendência estadual, e sua participação reduziu-se para pouco mais de 10% do PIB.
Por: Brado Jornal 20.jan.2022 às 06h25
Fortaleza já ultrapassou Salvador no PIB; capital baiana despenca

Por Armando Avena

Salvador perdeu o posto de capital econômica do Nordeste, sendo superada por Fortaleza, que é agora a única capital nordestina entre as 10 maiores economias do País. Salvador, que em 2017 ostentava o 9º maior PIB brasileiro, caiu para o 12º lugar em 2019, sendo superado por Fortaleza, Campinas e Guarulhos. Isso aconteceu por um motivo simples: entre 2017 e 2019, enquanto o PIB de Salvador cresceu menos de 2%, o PIB de Fortaleza cresceu quase 10%.  Esse processo de redução na participação do PIB não é só na capital, mas em todo o Estado e o PIB da Bahia também perdeu o 6º lugar no ranking nacional em 2014 para Santa Catarina, que começa a se distanciar, representando 4,4% do PIB brasileiro, enquanto a Bahia permanece estacionada em 4,0%, na 7ª posição. Guardadas as devidas proporções, o motivo da perda de dinamismo econômico é o mesmo para estado e capital: queda expressiva na produção industrial. 

Pois bem, a produção industrial de Salvador vem caindo há dois anos seguidos, seguindo a tendência estadual, e sua participação reduziu-se para pouco mais de 10% do PIB. Essa indústria soteropolitana é composta de pequenas e médias empresas e não é poluente, mas como já é verdade sacramentada que Salvador não tem indústria (sic), ninguém dá muita importância a ela, nem mesmo o poder público. Pelo contrário, ainda existe quem queira  preservar a cidade da “sujeira” industrial, fazendo de Salvador um bucólico balneário, sem lembrar que cidades turísticas como Nápoles, Nova York e Buenos Aires preservam sua indústria e sem se perguntar se apenas o setor de serviços será capaz de gerar os empregos que os soteropolitanos precisam.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Salvador mantém liderança em geração de empregos no Norte e Nordeste e é terceira no ranking nacional
O desempenho de Salvador é melhor do que o registrado pela capital baiana no mesmo mês do ano passado, quando criou 2.069 empregos
Carregando..