Codesal promove campanha de doação de sangue com participação de voluntários

A intenção é ajudar a ampliar o estoque de hemoderivados da instituição, principalmente com a proximidade da Semana Santa e do período chuvoso
Por: Brado Jornal 30.mar.2023 às 15h56
Codesal promove campanha de doação de sangue com participação de voluntários
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Os servidores e voluntários da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participaram, na manhã desta quinta-feira (30), de uma mobilização para doação de sangue na sede do Hemoba, na Avenida Vasco da Gama. A intenção é ajudar a ampliar o estoque de hemoderivados da instituição, principalmente com a proximidade da Semana Santa e do período chuvoso.

 

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, afirmou que, desde 2018, as ações vêm sendo realizadas, ao menos, duas vezes ao ano. “A gente tem, é claro, esses momentos de maior aglutinação de parceiros na Defesa Civil, sejam colaboradores ou voluntários, e nessa premissa de salvar vidas, fazemos esse movimento com o Hemoba”.  Somente voluntários, 28 pessoas participaram da iniciativa.

 

A coordenadora de captação de doadores do Hemoba, Margareth Mascarenhas, ressaltou que é essencial a chegada de mais voluntários nesta campanha. “É importante receber essa visita e, assim, ter o estoque minimamente preservado, já que temos a Semana Santa chegando. Agradecemos essa parceria e continuidade da Codesal, por mais uma ação que salva vidas, na qual todos fazem a diferença com esse gesto solidário”.

 

Voluntário da Codesal há quatro meses, Itamura Cruz é morador de Camaçari e veio especialmente para participar da mobilização. Aos 48 anos, ele contou que é doador desde os 18 e acha uma iniciativa muito boa. “Doar sangue é doar vida. Não tem coisa melhor para mim do que doar sangue e ajudar vidas. Essa ação da Codesal é algo ímpar, fico feliz de participar”.

 

O também voluntário Paulo dos Santos, de 40 anos, morador de Castelo Branco, fez questão de estar presente em mais uma edição. “Eu acho muito importante porque incentiva a sociedade em geral a fazer o mesmo, é muito positivo. A Codesal existe para prevenir, ajudar, e estamos aqui para doar. É um ato muito emocionante”.

 

Doação – Estão aptos para fazer a doação todas as pessoas com idade entre 18 e 69 anos e que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo é de doação quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes.

 

O sangue doado é dividido em diversos componentes – como plaquetas, plasma e hemácias – e, por isso, uma única coleta pode servir para a recuperação de várias pessoas que esperam a doação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..