Semdec e Sebrae promovem mutirão para fortalecimento de pequenos negócios

A intenção é estender a iniciativa a outras áreas da cidade, com apoio das 10 Prefeituras-Bairro de Salvador
Por: Brado Jornal 12.abr.2023 às 17h12
Semdec e Sebrae promovem mutirão para fortalecimento de pequenos negócios
Foto: Bruno Concha/Secom

O mutirão do Empreenda Salvadora prossegue, até sexta-feira (14), com atendimento a pequenos negócios da Baixa dos Sapateiros, prestando consultoria e capacitação para o fortalecimento e estímulo à geração de renda na região. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com o Sebrae, leva a campo soluções para questões como presença financeira, fluxo de caixa, presença digital, implantação e adequação de delivery, e gestão eficiente para bares e restaurantes.  

  

O programa do município tem como meta a recuperação da economia, através da melhoria do desenvolvimento de 6,4 mil pequenos negócios, até 2024. A intenção é estender a iniciativa a outras áreas da cidade, com apoio das 10 Prefeituras-Bairro de Salvador.  

 

De acordo com a secretária da Semdec, Mila Paes, o programa é voltado tanto para aqueles que estão repensando os negócios, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, quanto aqueles que pretendem crescer. “Essa ação é importante pelo corpo a corpo, escutando os empreendedores e identificando o perfil de cada um", explica.  

 

Novo olhar 

Parceiro da ação, o gestor de Territórios do Sebrae, Fabrício Barreto, destaca que o Empreenda Salvador pretende fortalecer e cuidar do pequeno, micro e empreendedor de pequeno porte, que têm grande relevância na geração de emprego e renda na capital. “Esse é um reflexo da parceria entre as instituições, com o objetivo de fortalecer as pequenas empresas, para que possam crescer e superar os desafios do mercado. A proposta é trabalhar as áreas do segmento empresarial, começando pela presença digital, através do e-commerce, passando por soluções para o varejo, empresas do turismo, restaurantes e bares, beneficiando vários segmentos”.  

 

A presidente da Albasa, Maricélia Oliveira, avalia que Prefeitura e o Sebrae têm a expertise em capacitar. "Para enfrentar o mundo pós-pandemia, no mercado digital, por exemplo, é preciso adentrar e se adequar, pois há um novo olhar do cliente, de procurar saber sobre o produto, antes de ir à loja”.    

 

"Coisas boas"- Comerciante do bairro há mais de seis anos, Eva Rodrigues, de 37 anos, aprovou a iniciativa do mutirão. “A gente precisava dessa atenção para nós, lojistas da Baixa dos Sapateiros, pois muita coisa mudou no comércio. Acredito que esse mutirão vem trazer coisas boas”.  

 

De acordo com Maria Eduarda Lomanto, diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, a parceria com o Sebrae analisa a situação de cada empreendedor, propondo soluções de acordo com o segmento do negócio. "A depender do caso, o proprietário será direcionado para a consultoria específica. É muito mais do que um processo de formação. É uma consultoria, com a proposta de avaliar problemas e propor soluções, junto com especialistas do Sebrae", explicou.   



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
França proíbe redes sociais para menores de 15 anos e reforça tendência mundial
País europeu se junta a Austrália e Indonésia; outros adotam limites de idade ou verificação parental
Kaylee Hottle morre aos 18 anos em acidente de carro
Intérprete da personagem Jia nos filmes da franquia Godzilla perde a vida em colisão ocorrida em Maryland; pai anuncia falecimento e revela detalhes emocionantes
PF mira quadrilha que desviou R$ 45 milhões da Caixa
Operação Infiltrados investiga advogados, servidores e contraventores por fraudes e obstrução de Justiça
Deputado critica Rui Costa por demora em obras na BR-324
Paulo Azi cobra promessas não cumpridas na rodovia e destaca fracasso da concessão iniciada em 2009
Andy Burnham assume como primeiro-ministro do Reino Unido e é o primeiro católico desde 1558
Novo líder britânico marca história ao ocupar o cargo após séculos sem um católico na função
Flávio Bolsonaro emitiu notas de R$ 1,5 milhão para empresas ligadas a Vorcaro
Escritório do senador faturou valores para consultorias usadas em movimentações do Banco Master
Carregando..