Giovanna Victer participa de debate sobre IBS e o Princípio Federativo na Plenafisco

A secretária dialogou sobre a influência do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) no equilíbrio financeiro entre União, estados e municípios
Por: Brado Jornal 24.out.2024 às 09h05
Giovanna Victer participa de debate sobre IBS e o Princípio Federativo na Plenafisco
Foto: Mattheus Miranda/Sefaz

A secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, participou virtualmente nesta quarta-feira (23) da 9ª Plenária Nacional do Fisco Estadual e Distrital, a Plenafisco. A titular da Sefaz e presidente do Fórum dos Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) foi uma das palestrantes do segundo painel do dia, responsável por debater sobre “O IBS e o Princípio Federativo” no contexto da Reforma Tributária.

Na ocasião, Giovanna dialogou sobre a influência do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) no equilíbrio financeiro entre União, estados e municípios, oferecendo visões variadas sobre a reforma tributária e seus efeitos, no ponto de vista municipal, da divisão de recursos. Em sua participação, a secretária destacou a necessidade de se estabelecer uma hierarquia e ampliar a autonomia entre os entes federativos.

“O Princípio Federativo é a distribuição do poder político. Não há uma hierarquia entre os quatro entes, União, estados, municípios e Distrito Federal. Hoje enfrentamos desafios de coordenação e cooperação, que precisam ser vencidos para ampliar a autonomia dos estados e municípios para gerenciar suas próprias receitas e investir em suas prioridades locais”, pontuou.

Ainda durante a palestra, Victer ressaltou o que acredita ser o principal objetivo a ser alcançado: um ambiente colaborativo entre os fiscos. Para a secretária, um passo importante a ser tomado rumo a esta meta é aumentar a transparência nos critérios de distribuição entre os entes.

O painel contou ainda com o presidente do Comitê Nacional de Secretarias de Estado da Fazenda (Comsefaz) e secretário de Fazenda do Estado do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, e do economista e ex-secretário de Fazenda de São Paulo, Felipe Salto. Os convidados apresentaram críticas construtivas e pontos de vista diversos sobre a reforma do sistema tributário e suas implicações na distribuição de receitas públicas, além da implementação do Comitê Gestor e a forma de deliberação das decisões da nova entidade.

Na edição deste ano, a Plenafisco promoveu, pela primeira vez, palestras e debates sobre a participação das mulheres no fisco. Com o tema “O Protagonismo da Mulher na Política, Administração Pública e no Sindicalismo”, o encontro, que acontece até sexta-feira (25), oferece painéis sobre temáticas como desafios da mulher na participação em espaços de poderes, desconstrução do machismo estrutural, entre outros.

Realizado pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), em parceria com o Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco (Sindifisco-PE), no Recife Expo Center, o encontro também incluiu debates sobre a Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT), o modelo atual de tributação no Brasil e Renúncias Fiscais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia prende suplente suspeito de participação na morte de vereador em Magé
Prisão temporária foi decretada por 30 dias em Duque de Caxias
Carregando..