Veja orientações de segurança para serviços próximos à rede elétrica

Neoenergia Coelba reforça necessidade de profissionais da construção civil seguirem normas de segurança para evitarem acidentes com eletricidade
Por: Brado Jornal 21.jun.2023 às 14h14
Veja orientações de segurança para serviços próximos à rede elétrica

A realização de serviços no entorno das redes elétricas, por mais simples que pareçam ser, requer atenção redobrada de quem o executa para não colocar em risco a própria vida e a de outras pessoas que, porventura, estejam próximas à ação.

 

“Conhecer bem o serviço que será executado é uma condição primordial para o controle dos riscos. Entretanto, o profissional não pode se basear somente na sua experiência e deve possuir qualificação e seguir, à risca, todos os procedimentos de segurança. O ideal é que ele nunca trabalhe sozinho e que um colega faça uma dupla checagem dos equipamentos de proteção individual e coletiva para que não ocorram acidentes”, ressalta Hugo Vidal, gerente de Segurança e Saúde da Neoenergia Coelba.

 

A distribuidora reforça algumas recomendações que são consideradas. Uma delas é a necessidade de o profissional manter uma distância segura da rede de distribuição ou, ainda, não usar materiais com haste longa (como réguas, rodos de pintura, entre outros) a fim de garantir a segurança em construções e reformas.

 

Para evitar ocorrências, a Neoenergia Coelba realiza ações fixas de esclarecimento por meio de mensagens na conta de luz, canais de relacionamento com o cliente, hub de segurança no site da empresa, publicações nas redes sociais e sites, além de campanhas publicitárias, ações educativas, parcerias com entidades de classe, entre outras iniciativas.

 

A Neoenergia Coelba recomenda as seguintes orientações de segurança:

 

Profissional especializado: ao fazer a instalação ou reparo elétrico, é necessário contratar um profissional qualificado para realizar a atividade. Também é muito importante recorrer à prefeitura local para regularizar a situação da construção ou reforma no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado, para garantir a conformidade e segurança.

 

Atenção no distanciamento da fiação pública: construções ou reformas devem ter, no mínimo, 2,5 metros de distância dos fios do poste. Essa é a medida mais segura para qualquer tipo de obra. Os andaimes, por exemplo, devem ser montados longe da rede elétrica. É preciso atenção para não deixar vergalhões e calhas tocarem na rede.

 

Não construir ao redor de postes: é prática ilegal qualquer tipo de construção ao redor de postes em terrenos vazios. A probabilidade de choque elétrico nessa situação é muito alta. Observação: a construção muito próxima a postes de iluminação pública também é de grande risco. Para esse caso, o ideal é não realizar a obra ou modificar o poste de lugar, recorrendo sempre à prefeitura local.

 

Evite a circulação em áreas com instalações elétricas: esses locais podem oferecer riscos de ocorrências, principalmente dentro de construções. A utilização de escadas móveis, por exemplo, requer muito cuidado; antes de apoiá-las, é necessário observar a distância dos fios/ rede elétrica.
 

Fique atento ao aquecimento ou desligamento automático de aparelhos domésticos: avalie a temperatura de interruptores, tomadas e fios dos aparelhos; e o funcionamento de lâmpadas e equipamentos. É muito importante também prestar atenção se os disjuntores desarmam eventualmente ou se a conta de energia apresenta aumento repentino.

 

Substitua fios amassados, com corrosão ou sem a capa isolante: se as fiações estiverem com os fios metálicos à mostra, é necessário trocar imediatamente esses objetos para evitar choques e curtos-circuitos. Sempre contrate um eletricista qualificado.

 

Evite ligações improvisadas: não realize ligações ou instalações fora da norma técnica, ou seja, não faça gambiarra.

 

Instalação de tomadas e disjuntores longe de locais com água: deve ser tomada uma distância segura entre as pias, torneiras ou outros locais que possuem água ao instalar as tomadas e disjuntores dentro de casa. Se não for possível, é necessário ter uma atenção grande na utilização de aparelhos nesses locais. Observação: o mesmo conselho vale para a proximidade de objetos que forneçam calor/superfície quente (fornos ou lareira, por exemplo) e fios, pois pode haver a degradação das capas isolantes protetoras e futuros acidentes decorrentes disso. Nesses locais, tenha sempre a instalação de aterramentos elétricos e o DR (Diferencial Residual).

 

Para reparos elétricos, desligue a chave geral de energia ou disjuntor geral: em caso de consertos elétricos (seja o reparo de uma tomada ou troca de lâmpada), o ideal é desligar o disjuntor/chave do local antes da ação, para desenergizar o circuito e evitar choques ou descargas elétricas.

 

Compre produtos com o certificado do Inmetro: ao realizar a compra de componentes como fiação, tomadas, disjuntores, lâmpadas, entre outros objetos ligados à parte elétrica, certifique-se de que esses possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Produtos sem esse certificado podem oferecer, posteriormente, riscos de choques, curtos-circuitos e problemas com o consumo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..