App do governo para bloquear celular não permite desbloqueio

Ministério da Justiça diz não ter planos de incluir funcionalidade
Por: Brado Jornal 29.dez.2023 às 21h10 - Atualizado: 29.dez.2023 às 18h11
App do governo para bloquear celular não permite desbloqueio

Internautas têm reclamado da nova plataforma do governo federal “Celular Seguro”, que tem o objetivo de bloquear imediatamente o acesso de aparelhos roubados. De acordo com críticas dos usuários na App Store, a plataforma funciona, mas não permite o desbloqueio dos celulares.

Lançado em 19 de dezembro, o aplicativo torna os dispositivos inutilizáveis depois do registro de ocorrência de roubo, furto ou perda. Usando outro dispositivo ou o site do programa, o usuário poderá bloquear a linha telefônica do aparelho, bem como o acesso a contas de bancos e outros serviços.

No entanto, alguns usuários tentaram bloquear seus aparelhos para testar o aplicativo. Os comentários na App Store –serviço da Apple que permite o download de aplicativos– mostram que nem a Polícia e nem a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) têm informações sobre como reverter os bloqueios.


CELULAR SEGURO

O aplicativo é fruto de uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública com bancos, instituições de crédito e de telefonia. Foi viabilizado com apoio das seguintes instituições:

  • Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações);
  • Febraban (Federação Brasileira de Bancos);
  • ABR Telecom;
  • Caixa Federal;
  • Banco Inter;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Sicredi;
  • e Sicoob.

Como ainda não há um botão que possibilite o desbloqueio dos aparelhos, o proprietário do telefone deverá entrar em contato com cada uma das empresas para reabilitar o seu acesso.

Segundo o ministério, outras empresas podem ser posteriormente integradas ao sistema. Em entrevista à GloboNews, Cappelli disse que o Ministério da Justiça tem conversado com as operadoras de telefonia e assegurou que, até 9 de fevereiro de 2024, o aplicativo também passará a bloquear linhas telefônicas.

De acordo com Cappelli, a expectativa do governo federal é chegar até sábado (30.dez) com mais de 1 milhão de pessoas cadastradas na plataforma. Até terça-feira (26), o projeto já havia ultrapassado a marca de 680 mil brasileiros cadastrados.

Para usar a ferramenta, basta acessar o site ou o aplicativo (Android ou Apple) e fazer o login por meio da conta gov.br. O usuário cadastra o aparelho informando o número, marca e modelo. É possível registrar mais de um dispositivo, desde que a linha esteja cadastrada no mesmo CPF do usuário.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Emendas do governo foram destinadas principalmente para saúde
Foram R$ 12,8 bilhões reservados para a área de 1º de janeiro a 30 de abril de 2024; o Executivo já pagou R$ 677 milhões neste ano
Não faltarão recursos para reconstruir o que foi destruído pela chuva, garante Lula
Presidente se reuniu com governador do estado, Eduardo Leite
Secretaria do Governo do Estado não cumpriu com entrega de materiais agrícolas e ônibus encostados em pátio, diz Leandro de Jesus
"Dinheiro público sendo jogado no lixo, pois muitos desses equipamentos continuam deteriorando com o tempo”, disse Leandro.
Governo decide adiar 'Enem dos Concursos' pelas fortes chuvas em RS
Anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
Fiasco 1º de maio: Não é papel do governo mobilizar atos, diz ministro de Lula
Lula cobrou publicamente o ministro Márcio Macêdo sobre o número de participantes no evento
Carregando..