Vamos celebrar o Natal com a lealdade de São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel

Por: Alexandre Aleluia 24.dez.2021 às 18h37
Vamos celebrar o Natal com a lealdade de São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel

Quando celebramos atualmente o Natal, miseravelmente boa parcela dos cristãos lembra mais do Papai Noel que de Nosso Senhor Jesus Cristo, cuja memória é vilipendiada e cujo senhorio é insultado como se tais atitudes representassem virtudes das mais elevadas. Se os cristãos soubessem que a figura histórica que dá origem ao chamado "Bom Velhinho" foi um corajoso bispo católico oriental chamado Nicolau de Mira - nascido em data não determinada no século III e falecido em 6 de dezembro de 350 d.C - e se inspirassem em seus exemplos, não permitiriam tais insultos.

Se trouxéssemos a história aos tempos de hoje, com os seus jargões, poderíamos dizer que São Nicolau não era, definitivamente, "politicamente correto". Homem fervoroso, o verdadeiro "Bom Velhinho" era notabilizado por sua bondade e por sua santidade de vida, mas jamais por leniência com o erro. Embora seja famoso o episódio em que Nicolau de Mira salvou três jovens da prostituição ao doar parte de sua fortuna como dote para o casamento delas, outro fato menos divulgado retrata essa coragem do santo.

Era o ano 325, e Nicolau foi um dos padres apostólicos que participaram do Concílio de Niceia, quando foi condenada a heresia do arianismo que negava a divindade de Cristo. Naquele concílio ecumênico que definiu a primeira parte do Credo Niceno-constantinopolitano que rezamos ainda hoje nas missas solenes, o herege bispo Ário desonrava com suas afirmações a pessoa divina de Cristo e a maternidade divina de Maria Santíssima, Nossa Senhora.

Os escritos de Ário, como lembra o historiador Daniel-Rops, autor da coleção "História da Igreja de Cristo", causaram grande revolta nos bispos reunidos. "Os erros mostraram-se tão patentes que uma onda de indignação sacudiu todos aqueles homens fervorosos", relata Daniel-Rops. Foi então que São Nicolau, ao ouvir as ofensas contra Jesus Cristo e Nossa Senhora e cansado a insolência do bispo Ário, confrontou o heresiarca e desferiu contra ele um bofetão no rosto.

O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ESCLARECIMENTO SOBRE A CULPA DOS “ISENTÕES”
"Youtubers e influencers, responsáveis por formarem a opinião de milhões de bolsonaristas, estão difundindo narrativas de que a culpa pela consolidação da ditadura petista em vigor é dos “isentões”
De olho nas eleições 2024 com Paulo Maneira
Em Salvador, o prefeito Bruno Reis (União) está muito bem avaliado pela população e faz um bom trabalho.

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo esta matéria com acesso ilimitado.

Carregando..