Pilotos e comissários de voo começam greve na segunda

A categoria paralisará duas horas por dia a partir da segunda e não tem tempo para terminar
Por: Brado Jornal 16.dez.2022 às 06h26
Pilotos e comissários de voo começam greve na segunda
Movimentação de aviões comerciais no aeroporto de Brasília - Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), anunciou em assembleia nesta quinta-feira, 15, que, por unanimidade,  pilotos  e comissários poderão entrar em  greve  a partir de segunda-feira, 19. Segundo a categoria, a paralisação ocorrerá diariamente das 6h às 8h. Os aeroportos que irão aderir são: Congonhas, Guarulhos, Rio Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza. A greve não tem tempo indeterminado.


A orientação do SNA é para que os aeronautas suspendam as decolagens nesse horário, exceto nos casos de transporte de órgãos para transplante, vacinas ou com enfermos a bordo.


Entre as demandas da categoria estão a recomposição salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e ganho real (acima da inflação) de 5%. Eles pedem ainda a manutenção da convenção coletiva da categoria e a definição de horários de veto para alterações em folgas.


De acordo com o SNA, as empresas apresentaram proposta sem ganho real e com cláusulas que pioravam as condições de trabalho. Em assembleia no fim de novembro, 90% da categoria votou contra a proposta.


Até o momento, a representação patronal, Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, e as companhias aéreas ainda não se manifestaram a respeito da greve. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..