Brasil Urgente

Com Lula, Incêndios no Pantanal batem recorde e já são 3x maiores que os registrados durante Governo Bolsonaro

Quase 1 Milhão de hectares já foram destruídos em 2023, durante a atual gestão do Governo Lula o volume de queimadas bateu recorde e já é 3x mais do que o ano passado inteiro do Governo Bolsonaro
Por: Brado da Redação 15.nov.2023 às 16h26 - Atualizado: 15.nov.2023 às 16h47
Com Lula, Incêndios no Pantanal batem recorde e já são 3x maiores que os registrados durante Governo Bolsonaro

O Pantanal enfrenta atualmente o pior novembro de fogo da sua história, desde que começaram os registros pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais no final da década de 90, Com o aumento dos incêndios em área de vegetação, em apenas 13 dias, o Pantanal já registra recorde de queimadas para o mês inteiro de novembro.

Registros apontam que os incêndios já destruíram 947.025 hectares, quase 1 milhão de Janeiro até o início de novembro na região, este número representa um recorde 3x maior  que os 316.650 hectares registrados no ano passado inteiro durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, para se ter uma ideia o fogo já devastou uma área quase oito vezes maior que o tamanho da capital carioca Rio de Janeiro.


Os dados foram divulgados hoje pelo G1 e TV Globo e constam no  levantamento feito pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os principais focos estão no Parque Estadual Encontro das Águas - considerado o maior refúgio de onças-pintadas do mundo - e no Parque Nacional do Pantanal. O fogo chegou a ser controlado, mas retornou depois que raios atingiram o parque. A falta de chuva, as altas temperaturas e ventos fortes dificultam os trabalhos para apagar os incêndios, o fogo também tem ameaçando propriedades como a Terra Indígena Kadiwéu (Corumbá) onde já foram destruídos mais de 19% da área pelo fogo.

No Mato Grosso, o governo decretou situação de emergência ambiental que vai vigorar por 60 dias. No vizinho do Sul, cinco cidades estão em emergência.

Nas últimas horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Governo do Estado juntamente com mais 90 brigadistas do Ibama e do ICMBio reforçaram o combate às chamas no Pantanal, segundo informações do Governo Federal.

Fonte: G1 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula diz que ligou para Lira após discussão entre deputados na Câmara
Para o petista, esse tipo de comportamento, de xingar adversários, induz os políticos a cometerem erros e serem achincalhados “como muitas vezes é o Congresso Nacional, o Senado, a Câmara, o Executivo e a Suprema Corte”
Lauana Prado: quem é a cantora comunista que critica Bolsonaro entre sertanejos
Principal voz do "feminejo", cantora de 35 anos que faz contraponto à maioria dos cantores do gênero
Repórter da “Record” é demitida por vazar trecho de entrevista com Lula
Declarações do presidente sobre dúvidas a respeito da necessidade de cortar gastos foram antecipadas ao mercado financeiro por meio de agência de análise política da qual é sócia Renata Varandas, a jornalista dispensada
Senadores confrontam e perseguem a diretora do Serviço Secreto: ‘Você deve respostas ao povo’
O grupo se movia em um ritmo acelerado pela sala enquanto Cheatle ouvia com a cara séria.
PF cumpre oito mandados contra suspeitos de matar Binho do Quilombo
Segundo a polícia, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária
Trump relata a angustiante tentativa de assassinato no discurso do RNC: “Cada momento que temos na Terra é uma dádiva”
“Estou diante de vocês esta noite com uma mensagem de confiança, força e esperança”, começou Trump
Carregando..