Caixa e INSS são as empresas mais processadas do Brasil

Os dados do CNJ foram compilados até 31 de janeiro deste ano.
Por: Brado Jornal 20.jun.2024 às 11h38
Caixa e INSS são as empresas mais processadas do Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal acumulam 7% dos mais de 82,7 milhões de processos em andamento no Brasil. As duas estatais lideram o ranking de empresas mais processadas do país, de acordo com o relatório “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado em abril deste ano.

O INSS é alvo de 4.305.926 processos em todas as instâncias do Poder Judiciário. Já a segunda colocada, a Caixa, soma 2.702.790 processos. Os dados do CNJ foram compilados até 31 de janeiro deste ano. 

De acordo com o CNJ, a concessão de benefícios assistenciais e trabalhistas é o principal motivo que leva as estatais a encabeçar o ranking. No INSS, o auxílio-doença, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria por invalidez são os assuntos mais recorrentes em processos. Já na Caixa, as ações são relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 


Confira o ranking das empresas mais processadas do Brasil 

  1. INSS - 4.305.926 
  2. Caixa Econômica Federal - 2.702.790 
  3. Banco Bradesco - 681.835 
  4. Ministério da Fazenda - 599.126 
  5. Banco do Brasil - 541.385
  6. Estado de São Paulo - 498.984 
  7. Estado do Rio Grande do Sul - 419.248 
  8. Advocacia-Geral da União - 299.414 
  9. Banco Pan - 296.633 
  10. Banco BMG - 279.427 


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kassab filia governador bolsonarista do União Brasil ao PSD e amplia influência em 2026
Marco Rocha, de Rondônia, migra para sigla e deve disputar Senado; partido chega a seis chefes estaduais
Manifestantes em todo o Brasil pedem justiça pela morte do cão Orelha
Protestos ocorrem em São Paulo, Salvador e outras capitais após caso de tortura em Florianópolis
Bahia recebe Porto-BA pela sexta rodada do Baianão; veja horário, transmissão e escalações prováveis
Tricolor busca garantir liderança isolada na Arena Fonte Nova contra time invicto na competição
Epstein e Chomsky discutiram Lula como 'prisioneiro político mais importante do mundo' em emails revelados
Documentos do Departamento de Justiça dos EUA mostram conversas de 2018 sobre visita à prisão e críticas ao processo; relação entre linguista e financista ganha destaque
Ministério da Saúde revela que mais de 60% dos brasileiros adultos estão acima do peso
Dados do Vigitel 2024 mostram aumento expressivo em 18 anos e alertam para necessidade de prevenção contra doenças crônicas
Pesquisa PoderData registra recorde de oposição ao aborto no Brasil com 68% contrários
Levantamento mostra aumento de 2 pontos percentuais em um ano; favoráveis somam 22% e 10% não opinaram
Carregando..