O Flamengo negocia com Leonardo Jardim para assumir o comando técnico após demissão de Filipe Luís

Diretoria rubro-negra acelera acerto com português ex-Cruzeiro e planeja apresentação rápida
Por: Evelyn Santos 03.mar.2026 às 10h27
O Flamengo negocia com Leonardo Jardim para assumir o comando técnico após demissão de Filipe Luís
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
A diretoria do Flamengo agiu rápido após a demissão surpreendente de Filipe Luís, ocorrida na madrugada desta terça-feira (3), poucas horas depois da goleada por 8 a 0 sobre o Madureira, no Maracanã, que garantiu a classificação para a final do Campeonato Carioca. O clube carioca já tem negociações avançadas com o técnico português Leonardo Jardim, livre no mercado desde o final da temporada 2025, quando deixou o Cruzeiro.

Jardim surge como o principal nome para o cargo e deve desembarcar no Rio de Janeiro ainda nesta terça-feira (3) junto com seus representantes para uma reunião decisiva que pode selar o acordo. Fontes indicam que há um entendimento verbal desde segunda-feira (2), restando apenas alinhar os detalhes finais. O contrato em discussão é de dois anos, com término previsto em 31 de dezembro de 2027. O Flamengo busca formalizar tudo para apresentar o novo treinador já nesta quarta-feira (4).

Filipe Luís, de 40 anos, foi demitido apesar do resultado expressivo no último jogo. Ele comandou o time em 100 partidas oficiais desde que assumiu no segundo semestre de 2024, após passagens pelo sub-20 e como jogador do clube. Seu aproveitamento incluiu 63 vitórias, 22 empates e 15 derrotas, com títulos como a Copa Libertadores (2025), Campeonato Brasileiro (2025), Copa do Brasil (2024), Supercopa do Brasil (2025) e Campeonato Carioca (2025). No entanto, 2026 trouxe desgaste: apenas 6 vitórias, 1 empate e 5 derrotas, vices na Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, além da 11ª colocação no Brasileirão, o que gerou protestos da torcida.

Leonardo Jardim, nascido na Venezuela e com 51 anos, chegou ao Cruzeiro em fevereiro de 2025, substituindo Fernando Diniz. Em 55 jogos pela Raposa, registrou 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas, destacando-se com o terceiro lugar no Brasileirão e semifinal na Copa do Brasil, mas com eliminações na semifinal do Mineiro e fase de grupos da Sul-Americana. Ele deixou o clube ao fim de 2025, ativando cláusula contratual por motivos pessoais.

“Nestes momentos, nunca são momentos fáceis. Temos que ser racionais. Em fevereiro, quando vim para o Cruzeiro, eu passei 45 dias em viagens por hospital com minha esposa. E sem tempo para nada. Dois dias depois dela sair do hospital, eu vim para o Cruzeiro. Com energia que todos conhecem, quando eu entro num projeto é para dar o meu melhor. Nunca entrei num projeto para só receber o salário”, disse Jardim em sua coletiva de despedida do Cruzeiro.

“Entrei no projeto para fazer melhor do que estava. Agradeço ao convite do Pedrinho, eu me dediquei a 100%. A todos os níveis. O nosso contrato era até 2025 no final. Havia a possibilidade de sair. E eu acionei a cláusula para sair e não voltar para 2026. Por motivos que são muito pessoais.”

O português tem trajetória rica: começou no Camacha (2003-2008), passou por Chaves, Beira-Mar e Braga, conquistou o Campeonato Grego e Copa da Grécia pelo Olympiacos (2012/2013), trabalhou no Sporting e brilhou no Monaco (2014-2019), onde foi campeão francês em 2017 e lançou Kylian Mbappé e Bernardo Silva. No Oriente Médio, treinou Al-Hilal, Al-Ahli, Al-Rayyan e Al-Ain, vencendo Liga dos Campeões da Ásia, Supercopa da Arábia Saudita e Liga Emiratense.

Embora tenha prometido anteriormente comandar apenas o Cruzeiro no Brasil, as negociações com o Flamengo avançam fortemente, e o clube rubro-negro aposta no experiente treinador para estabilizar o time na temporada.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O Ministério Público mantém torcida única no clássico Ba-Vi
Promotora destaca falta de condições para garantir segurança e reforça diálogo gradual com todos os envolvidos
O Real Madrid recebe multa da Uefa por gesto nazista de torcedor em jogo da Champions
Clube é penalizado com € 15 mil e enfrenta fechamento parcial suspenso do Bernabéu por um ano em caso de novo incidente discriminatório
Defesa de Vorcaro solicita ao STF apuração de vazamentos sigilosos
Advogados pedem investigação sobre origem de divulgações de mensagens de celulares apreendidos, alegando violação de dever de sigilo por autoridades e prejuízo ao processo
Tenente-coronel da PM baiana é exonerado após manifestar apoio a ACM Neto
Governo de Jerônimo Rodrigues afasta chefe do Departamento de Educação Física da corporação dias após vídeo em que ele pede vitória do pré-candidato oposicionista
Bap afirma a conselheiros que temporada do Flamengo corria risco com Filipe Luís no comando
Presidente do clube defende decisão de demissão como necessária para preservar um ano vitorioso, apesar do desconforto causado à torcida
Amiga de Lulinha envia recado ameaçador cobrando proteção de emissários de Lula
Roberta Luchsinger, investigada em esquema de fraudes no INSS, alertou que não cairá sozinha e exige amparo em meio a quebras de sigilo autorizadas pelo STF
Carregando..