Justiça suspende programa Escola Cívico-Militar de Tarcísio

Desembargador acatou pedido da Apeoesp e decidiu que o projeto deve ficar suspenso até o julgamento por inconstitucionalidade que corre no STF.
Por: Brado Jornal 08.ago.2024 às 07h04
 Justiça suspende programa Escola Cívico-Militar de Tarcísio
Antônio Cruz/Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu nesta quarta-feira (7) suspender a lei das escolas cívico-militares, criada e sancionada pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em nota, a Secretaria de Educação disse que ainda não foi notificada.

Na decisão, o desembargador Figueiredo Gonçalves argumentou que “existem sérias dúvidas sobre a constitucionalidade do programa” aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em maio. Desaconselha a implementação até que o STF (Supremo Tribunal Federal) decida sobre o tema. 

“Cabe ao Supremo Tribunal Federal, originariamente, decidir sobre eventual inconstitucionalidade ou constitucionalidade, na ação perante ele ajuizada, tal como se objetiva nesta ADI estadual”, afirmou. 

A decisão foi tomada em resposta a uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ajuizada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores da Rede Estadual de São Paulo).

Ainda em maio deste ano, o Psol também entrou com uma Adin contra a lei. O partido alega que a verdadeira intenção do governo é substituir o sistema público de educação, em vez de permitir a coexistência dos 2 modelos.

Em nota, a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) disse que “o modelo de escola militar não resolverá os imensos desafios da educação” e que “São Paulo direciona sua atenção a um projeto que não tem qualquer fundamento para garantia na qualidade do ensino”. 


Aprovação 

A Alesp aprovou o projeto de autoria do governador em maio deste ano com 54 votos a favor. O PL (projeto de lei) recebeu 21 votos contra em uma sessão marcada por acusações de agressão e pela detenção de estudantes que protestavam contra a votação.

De acordo com o texto, o programa busca a “melhoria da qualidade da educação” no ensino fundamental, ensino médio e educação profissional, por meio de um “modelo de gestão de excelência” nas áreas pedagógica e administrativa e de desempenho de atividades cívico-militares. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Igor Mandacaru apresenta “Plano de Guerra” para Segurança em Lauro de Freitas
Candidato a vereador pretende revolucionar a Segurança Pública na cidade
Rússia expulsa seis diplomatas britânicos acusados de espionagem e “atividades subversivas"
Serviço Federal de Segurança russo fala também em “inúmeras medidas hostis de Londres”
Polícia Civil abre apuração interna após delegada falar contra Marçal na campanha de Nunes
Na gravação, a delegada aborda uma operação policial e alega que o adversário de Nunes, Pablo Marçal (PRTB), teria feito parte de um grupo criminoso
Mãe de Deolane é suspeita de relação com tráfico, diz portal
A Justiça detalhou os valores que Solange supostamente teria recebido e transferido para lavar dinheiro
Vegana, Xuxa diz que crianças não devem ser alimentadas com “animais mortos”
A apresentadora ainda pontuou que “quem faz o prato das crianças são os pais”, portanto, eles precisam ser conscientizados em primeiro lugar
Candidato a vereador em Itabuna tem candidatura indeferida após denúncia de estupro
De acordo com o MP-BA, o médico Antonio Teobaldo Magalhaes Andrade foi condenado a 12 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC)
Carregando..