O primeiro-ministro britânico Keir Starmer anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao cargo de líder do Partido Trabalhista e ao posto de primeiro-ministro do Reino Unido. Ele informou a decisão ao rei Charles III durante a manhã.
Starmer, que assumiu o cargo em julho de 2024, afirmou aceitar “com elegância” que não é a pessoa mais indicada para liderar o partido nas próximas eleições gerais. Em pronunciamento em frente ao número 10 da Downing Street, ele declarou que todas as decisões tomadas tiveram como objetivo colocar o país em primeiro lugar e que permanecerá como primeiro-ministro interino até o fim do processo de sucessão.
O político solicitou ao comitê executivo nacional do Partido Trabalhista a abertura das indicações em 9 de julho, com conclusão antes do recesso parlamentar de verão. Caso não haja disputa, o novo líder deve assumir em meados de julho. Se houver eleição interna, o processo deve se encerrar até o final de agosto ou antes do retorno do Parlamento em setembro.
Starmer destacou conquistas de seu governo, como o fortalecimento da economia, investimentos em infraestrutura, redução das listas de espera no sistema de saúde, aumento de gastos com defesa e medidas sociais. Ele agradeceu à equipe, ao funcionalismo público e à família, afirmando que dedicará mais tempo aos papéis de marido e pai.
A renúncia ocorre em meio a pressões internas do Partido Trabalhista, após derrotas em eleições locais e regionais. O ex-prefeito de Manchester Andy Burnham aparece como favorito para sucedê-lo.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...