Brasil é quarto país com menor inflação dentre membros do G20, aponta entidade especializada

Taxa de preços do país é considerada melhor que de economias desenvolvidas, como Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e França
Por: Brado Jornal 26.out.2022 às 12h53
Brasil é quarto país com menor inflação dentre membros do G20, aponta entidade especializada
Divulgação

Com uma inflação acumulada em 4% de janeiro a setembro deste ano, o Brasil apresenta a quarta menor taxa dentre os países que integram o G20, grupo dos 20 países mais ricos do mundo. O percentual registrado no período só fica melhor no Japão, Arábia Saudita e China. A maior inflação do G20 é da Argentina, que ultrapassou 66% no acumulado de janeiro a setembro. A inflação no Brasil é menor que a de países desenvolvidos como, por exemplo, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e França. Entre os países da América Latina, o Brasil apresenta a segunda menor inflação no acumulado de janeiro a setembro, atrás apenas da Bolívia, que teve uma taxa de 1,8% no período. O levantamento é da Austin Rating, entidade especializada em classificação de risco de crédito. “Isso veio como consequência de dois choques econômicos globais. O primeiro foi a pandemia [da Covid-19], que acabou tendo impactos negativos na cadeia de produção global, afetando o lado da oferta. Então, quando a gente vê uma oferta reprimida, os preços tendem a subir. E esse efeito foi agravado com a guerra na Ucrânia, que acabou impactando muito, principalmente, o preço de combustíveis e commodities agrícolas. A gente vê o preços das commodities subindo muito ao longo do ano. Isso pegou no mundo inteiro. A inflação do mundo inteiro, até das economias desenvolvidas, subiu bastante. No Brasil, a gente já começou a ver a inflação revertendo para um processo de desinflação. Desinflação não quer dizer uma queda em preços, porque os preços continuam subindo, porém reverte para um período em que o nível da inflação vai ficando cada vez mais baixo”, analisa Francisco Nobre, economista da XP Investimentos.


Segundo Nobre, a inflação nos países da América Latina se aproxima do pico, porém por causa de pressões persistentes, o processo de queda dos preços deve ser lento na região, iniciando no quarto trimestre de 2022. “Isso está sendo impulsionado principalmente pelos preços dos alimentos e de energia. A inflação desses itens está acima de 20% na maior parte dos países da América Latina, e isso tem gerado muita pressão no efeito inflacionário. E, no caso da energia, gera efeitos de segunda ordem, quando o custo de energia afeta o preço de produção, e os produtores acabam tendo que repassar o custo mais alto para os consumidores pelo menos parcialmente”, diz. O Brasil registrou queda de preços por três meses seguidos, o que ajudou a segurar a alta do IPCA, que mede a inflação oficial do país. Em julho, a taxa acumulada no ano era de 5,49% e recuou para 4,1% depois da sequência de resultados negativos. O Real tem um bom desempenho em 2022. A projeção do dólar para o final do ano é de R$ 5 e para o final de 2023 de R$ 5,30.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jornalista do Twitter Files Brasil considera ação da AGU uma ‘vergonha nacional’
Governo Lula pediu investigação contra Shellenberger por divulgar documentos sigilosos
Carregando..